8 dicas para criar um currículo vencedor usando sua experiência

É hora de montar seu currículo e voltar ao mercado de trabalho

8 dicas para criar um currículo vencedor usando sua experiência. É hora de montar seu currículo e voltar ao mercado de trabalho. Mas como você fará seu currículo se destacar da longa lista de candidaturas? Listando sua experiência de trabalho e habilidades da maneira mais precisa, clara e concisa.

Você pode ter anos de experiência e ser perfeito para o trabalho, mas se seu currículo for muito prolixo ou complicado, ele será descartado.

Além de usar um modelo de currículo profissional , o conteúdo do seu currículo determinará se você será convidado para uma entrevista de emprego.

Então, aqui estão 8 dicas sobre como listar sua experiência de trabalho e construir um currículo vencedor.

1. Comece com seu trabalho mais recente ou mais relevante

Os empregadores querem saber qual experiência relevante recente você tem para a vaga de emprego. É por isso que você deve começar de seu trabalho atual ou mais recente e listá-los cronologicamente para trás. Concentre-se nas responsabilidades mencionadas no anúncio de emprego e deixe de fora o irrelevante.

Dica: se você não tiver experiência de trabalho, liste o treinamento e a educação recebida, incluindo o nível mais alto de educação.

2. Use um texto curto e claro para chamar a atenção do leitor

Você quer que seu currículo seja fácil de ler e informativo. Evite frases longas e numerar sua experiência de trabalho em pontos de bala. Identifique palavras-chave do trabalho para o qual você está se candidatando que correspondam à sua experiência de trabalho e adapte sua escrita para se alinhar a elas.

3. Concentre-se no que você realmente pode fazer para beneficiar o empregador

Liste seus conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas, resultados de desempenho e responsabilidades comprovadas. Combine-os com o trabalho para o qual você está se candidatando e escreva-o de uma maneira que se destaque.

Pense em cada aspecto da seguinte maneira: se o potencial empregador pegar referências de empregadores anteriores, eles confirmarão o que você escreveu?

4. Frases curtas e marcadores são obrigatórios no currículo

Frases curtas são fáceis de ler e transmitem com precisão sua experiência de trabalho relevante.

Não encadeie várias frases em um único marcador. Em vez disso, espalhe os detalhes pertinentes e certifique-se de que as informações irrelevantes sejam excluídas.

5. Preste muita atenção às experiências relevantes

Ao listar sua experiência de trabalho, ordene-os para corresponder à ordem das responsabilidades do trabalho. O que você precisa procurar é que a experiência de trabalho certa se destaque. Liste brevemente outras experiências abaixo ou deixe-as de fora se não estiverem relacionadas.

6. Adapte seus cargos de acordo com os do anúncio de emprego

A maioria dos cargos tem vários títulos, dependendo da empresa. Portanto, adapte seus cargos, mas minta para si mesmo. Essa é uma etapa essencial para superar o software de análise de currículos que pesquisa palavras-chave específicas e rejeita automaticamente todos os aplicativos que não as possuem.

7. Vincule o resumo do seu perfil ao seu currículo

Um bom currículo começa com um breve resumo do seu perfil. Mencione brevemente a experiência de trabalho essencial neste resumo e, em seguida, reforce as informações em seu currículo.

Se um recrutador ficar impressionado com o resumo do seu perfil, ele continuará lendo. Lembre-se de incluir também conquistas relacionadas à sua experiência de trabalho.

8. Inclua detalhes de resultados e realizações excepcionais

Não se trata apenas de fazer o seu trabalho: trata-se de listar resultados e realizações que estão acima e além do esperado. Inclua detalhes com base na situação, o que você fez e quais foram os resultados finais.

Inclua informações que possam ser verificadas de alguma forma. Se você ainda não tem grandes conquistas, tudo bem, isso não é essencial para conseguir uma entrevista.