O óleo de cenoura não é tão conhecido, mas seus efeitos são impressionantes. Além de melhorar a saúde do cabelo e da pele, o óleo de cenoura pode combater diversos fungos e bactérias e até destruir alguns tipos de células cancerosas.
Seu uso principal é nos cuidados com a pele e com o cabelo, mas ele pode trazer também outros benefícios que você vai conhecer agora.
O óleo de cenoura, conhecido também como óleo de semente de cenoura, pode ser bastante benéfico para a saúde em geral.
Apesar de muitas vezes o óleo de cenoura e o óleo de semente de cenoura serem citados como sinônimos, de acordo com o livro Aromatherapy Science: A Guide for Healthcare Professionals, eles apresentam algumas diferenças. O óleo de cenoura é rico em vitamina A, enquanto que o óleo essencial de cenoura e o óleo essencial de semente de cenoura não contêm vitamina A, mas apresentam compostos antioxidantes ótimos para a prevenção de várias doenças.
Além disso, o óleo de cenoura é obtido a partir de uma mistura de raízes de cenoura que são misturadas com um óleo transportador que pode ser o óleo de coco ou o azeite, por exemplo, o que faz com que ele possa ser ingerido. Já o óleo essencial de cenoura não é misturado com outro tipo de óleo e não há estudos que atestem que sua ingestão é segura.
Assim, nesse artigo trataremos sobre o óleo essencial de cenoura e o óleo essencial extraído da semente da planta, conhecida pelo nome científico Daucus carota, e também sobre o óleo de cenoura obtido das outras partes do vegetal.
Os antioxidantes mais importantes encontrados nesse óleo são os bioflavonóides derivados da luteolina, um antioxidante encontrado em muitas frutas e legumes e que ajuda a combater o câncer.
Além de suas propriedades antioxidantes que ajudam a proteger contra doenças e a manter a pele jovial e saudável, o óleo de semente de cenoura também é conhecido por suas propriedades antibacterianas e pelo seu efeito de cura.
Já o óleo de cenoura obtido a partir das outras partes da cenoura é conhecido por seus nutrientes como a vitamina A, o betacaroteno e a vitamina E, por exemplo, que são ótimas para nutrir os cabelos e a pele.
1. Elimina fungos e bactérias
O óleo de semente de cenoura é capaz de matar alguns tipos de bactérias e fungos. De acordo com estudo publicado em 2009 no periódico Fitoterapia, o óleo é eficiente contra infecções causadas por fungos dermatófitos que afetam a pele, o cabelo e as unhas.
O CDC (Centers for Disease Control and Prevention) afirma que o óleo pode ser benéfico para combater infecções causadas pelo fungo Cryptococcus neoformans que podem causar sintomas pulmonares, dor de cabeça, confusão mental e febre em algumas pessoas.
Outros fungos sensíveis ao óleo de cenoura são o Alternaria alternata, que pode prejudicar plantações e impactar a produção de alimentos, e a Candida, que pode causar fadiga e problemas como alergias e sinusite.
De acordo com pesquisa publicada em 2017 no periódico Pesticide Research Journal, as propriedades fungicidas têm relação com o carotol encontrado no óleo de cenoura, que é o responsável por diminuir a atividade dos fungos.
Bactérias que podem ser combatidas com o uso de óleo de cenoura incluem a Escherichia coli, a Salmonella, a Listeria monocytogenes e a Acinetobacter. A E. coli e a Salmonella podem causar sintomas como diarreia, febre e desconfortos estomacais, enquanto que a Acinetobacter pode causar infecções mais graves como meningite secundária e pneumonia.
Os cientistas acreditam que as propriedades antibacterianas do óleo de semente de cenoura se devem à presença do composto alfa-pineno em sua composição.
O óleo também pode ser útil no combate de vírus como o Stenotrophomonas maltophilia.
2. Pode ser eficaz contra células cancerígenas
Alguns estudos conduzidos em laboratório – como os publicados em 2013 e em 2015 nas revistas Phytotherapy Research e Asian Pacific Journal of Cancer Prevention, respectivamente – atestaram que o óleo de semente de cenoura tem propriedades anticancerígenas contra alguns tipos de câncer como a leucemia mieloide aguda, o câncer de cólon e o câncer de mama.
3. Protege dos raios solares
Em 2009, um estudo publicado no periódico Pharmacognosy Magazine mostrou que um produto que continha diversos ingredientes à base de plantas, incluindo o óleo de semente de cenoura, apresentou um fator de proteção solar (FPS) de cerca de 40. Isso levou os cientistas a acreditarem que o óleo de cenoura pode ter um efeito de proteção solar, mas não é possível afirmar que o FPS observado se deve apenas ao óleo de cenoura, já que os outros ingredientes do produto podem ter interferido nessa proteção.
Apesar da dúvida que ficou no ar, um estudo de 2016 publicado no International Journal of Cosmetic Science indica que um extrato de cenoura roxa é capaz de bloquear raios ultravioletas prejudiciais para a pele. Embora não se trate de um óleo, é mais um achado sobre os benefícios da cenoura contra o efeito nocivo da exposição excessiva aos raios solares.
4. Trata infecções
Em um artigo científico publicado em 2016 no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine foi mostrado que o óleo de cenoura ajuda a tratar infecções devido às suas propriedades antissépticas e bactericidas.
Ele ajuda a tratar infecções na pele como no caso de feridas abertas, por exemplo. Se ingerido, o óleo pode atuar no tratamento de infecções na garganta, na boca, no estômago, no intestino e no sistema urinário.
Além disso, o óleo é muito eficaz no tratamento de úlceras, psoríase, feridas em geral e erupções cutâneas. Infecções virais que afetam o sistema respiratório como a bronquite e outras infecções causas por vírus como o sarampo, a caxumba e a gripe podem ser amenizadas com o uso de óleo de cenoura.
5. Apresenta potente efeito antioxidante
Um estudo publicado em 2005 no periódico científico Food Chemistry mostra que o óleo de semente de cenoura apresenta antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra doenças.
Outro estudo mais recente de 2015 publicado no Pharmaceutical Biology indica que os polifenóis antioxidantes encontrados no óleo protegem o fígado contra danos e protege o organismo contra a ação dos radicais livres que podem gerar estresse oxidativo e danificar as células.
6. Beneficia o cabelo
Aplicar o óleo de cenoura no cabelo pode trazer muitos benefícios. Essa prática estimula o crescimento de novas células, além de nutrir o couro cabeludo com nutrientes como a vitamina A, a vitamina E e o betacaroteno. O óleo também é capaz de fornecer umidade para que o cabelo fique hidratado.
Vale ressaltar que o óleo mais indicado para aplicação no couro cabeludo é o óleo de cenoura obtido das raízes da planta, já que ele contém mais nutrientes benéficos para o cabelo do que o óleo extraído da semente. Apesar disso, o óleo essencial de cenoura também pode ser utilizado, embora tenha menos nutrientes.
O óleo de cenoura também estimula a produção de sebo no couro cabeludo, que ajuda a hidratar os fios e a deixá-los mais brilhantes. Os nutrientes também promovem o crescimento do cabelo e a redução das pontas duplas, além de evitar as quedas e proteger contra os raios ultravioletas do sol.
Massagear o óleo de cenoura no couro cabeludo pelo menos 2 vezes por semana já faz uma baita diferença e deixa o cabelo mais saudável, suave e brilhante.
7. Desintoxica
Segundo uma pesquisa publicada em 2014 no periódico Food and Nutrition Sciences, o óleo de semente de cenoura pode ajudar na desintoxicação do sangue e de outros órgãos internos como os rins e o fígado. No estudo feito com animais, foi observado que o óleo apresenta propriedades protetoras que ajudam a neutralizar o excesso de bile secretado pelo fígado e também a curar infecções no órgão.
Além disso, o óleo de cenoura é diurético e elimina algumas toxinas como o ácido úrico acumulado no sangue, nos tecidos, nas articulações e nos músculos, ajudando a retardar a progressão de condições como a artrite, a gota, o reumatismo e o edema.
8. Faz bem para a pele
Um estudo de 2019 publicado no Journal of Cosmetic and Laser Therapy avaliou as propriedades antioxidantes do óleo de semente de cenoura e atestou que ele pode atuar como um agente rejuvenescedor para a pele.
O óleo de cenoura obtido das raízes ou da cenoura para o rosto pode ser uma ótima opção para nutrir, hidratar a pele e eliminar rugas. Como esse óleo apresenta muitos nutrientes e propriedades antioxidantes, ele é ideal para deixar a pele mais saudável e prevenir o envelhecimento precoce.
Assim, ele pode ser usado de forma tópica para suavizar marcas na pele como rugas no rosto e estrias no corpo, além de tratar erupções cutâneas, inchaço e pele seca.
O óleo de semente de cenoura é prensado a frio a partir de sementes de cenoura. Já o óleo essencial de semente de cenoura é produzido a partir de outra técnica, em que as sementes e/ou a própria cenoura é destilada a vapor. Ambas são técnicas complexas que não podem ser feitas em casa.
O óleo de cenoura preparado sem as sementes e que é misturado com um óleo transportador pode ser preparado em casa para aplicação no cabelo ou na pele.
Para preparar o óleo, é necessário cortar a cenoura em pedaços muito pequenos ou ralar o vegetal inteiro. Em seguida, coloque toda a cenoura ralada em um recipiente de vidro limpo e seco e adicione azeite de oliva extravirgem – ou outro óleo de sua preferência como o óleo de coco, por exemplo – até cobrir toda a cenoura. Depois disso, tampe o recipiente e deixe na geladeira por 48 horas.
Depois desse tempo, retire o recipiente da geladeira e peneire toda a mistura para remover os pedaços de cenoura. Guarde o óleo peneirado em um recipiente de vidro limpo e acrescente uma canela em pau para ajudar na preservação do óleo de cenoura por mais tempo e está pronto.
O óleo de cenoura pode ser usado em aromaterapia ou ser aplicado diretamente sobre a pele. A ingestão do óleo também pode ser uma alternativa, desde que feita com cautela, já que não há pesquisas sobre a eficácia nem sobre os possíveis efeitos colaterais advindos da ingestão oral.
1. Aplicação do óleo de cenoura no cabelo
Nos cabelos, além de massagear os fios e o couro cabeludo com um pouco do óleo ao menos 2 vezes por semana, é possível criar uma espécie de shampoo caseiro com o ingrediente.
Basta misturar 3 a 5 gotinhas de óleo de cenoura com 1 colher de chá de vinagre de maçã e 2 xícaras de água. Essa mistura pode ser aplicada antes do shampoo para realizar uma limpeza profunda nos fios. O ideal é deixar a mistura agir por alguns minutos antes de enxaguar com água fria ou morna, de preferência.
Outra forma de usar o óleo essencial de cenoura no couro cabeludo é diluindo 3 a 4 gotas do óleo em 2 a 4 colheres de sopa de óleo de coco ou de qualquer outro óleo transportador de sua preferência. Espalhe a mistura com os dedos sobre o comprimento dos fios e massageie o couro cabeludo. Depois disso, é só pentear e – se possível – cobrir a cabeça com uma touca térmica por 1 ou 2 horas antes do enxague.
– Aplicação do óleo de cenoura na pele
Na pele, é importante aplicar o óleo de cenoura em pouca quantidade para evitar que sua pele fique alaranjada ou manchada.
Para facilitar o uso do óleo de cenoura para o rosto e o couro cabeludo, muitas vezes é preciso misturar o óleo de cenoura com um óleo transportador.
O óleo de cenoura pode ser aplicado diretamente sobre a pele em pequenas quantidades em cima de feridas, erupções cutâneas ou em locais propensos ao surgimento de rugas e de outras marcas de expressão.
Ainda não existem muitos estudos sobre o uso de óleo de cenoura e ainda há muita confusão sobre as diferenças entre o óleo de cenoura obtido a partir das sementes e do obtido das outras partes do vegetal, já que eles apresentam alguns nutrientes diferentes que podem impactar os resultados esperados.
Apesar disso, não faz mal aplicar o produto na pele nem nos cabelos. Mas é recomendado consultar um médico antes de consumir o óleo de cenoura por via oral ou evitar a ingestão, já que não se sabe que efeitos adversos podem surgir após o uso do óleo por essa via.
fonte: Mundo Boa Forma