Além de influenciar nosso humor, os cheiros nos ajudam a construir memórias e despertar emoções. A partir da memória olfativa, podemos reconstruir lugares e nos orientar no espaço. Por isso, a nossa casa, sendo um dos locais onde passamos a maior parte do tempo, desempenha um papel fundamental no nosso bem-estar olfativo.
Além disso, o cheiro dentro de casa também pode influenciar a atração ou repulsão de insetos, como as moscas, que se sentem mais atraídas por ambientes com odores fortes, que as guiam em direção a restos de comida ou migalhas. Pensando nisso, e para que sua casa tenha sempre um bom aroma, trazemos 7 dicas para manter qualquer ambiente perfumado.
7 dicas para manter sua casa sempre cheirosa
Para manter um bom aroma em casa, a primeira medida é limpar e arrumar frequentemente, garantindo que não haja restos de comida ou acúmulo de resíduos em nenhum lugar. Nesse mesmo sentido, é essencial ventilar constantemente os ambientes, permitindo que o ar circule e leve consigo qualquer mau odor que possa ter se instalado.
Outro ponto importante é manter as latas de lixo limpas. Troque os sacos de lixo regularmente e lave as latas pelo menos uma vez por semana. Uma dica é colocar bicarbonato de sódio no fundo da lata de lixo e ativá-lo ocasionalmente com água para reduzir odores desagradáveis.
Para a limpeza da pia, é fundamental mantê-la livre de resíduos e maus odores. Recomendamos usar uma mistura de vinagre, sal e bicarbonato de sódio. Ao despejar essa solução no ralo, você eliminará os restos acumulados que podem causar mau cheiro.
Que elementos posso implementar na minha casa para que ela tenha um cheiro agradável?
Uma das formas de melhorar o aroma da sua casa é com plantas aromáticas, que além de perfumarem o ambiente, também são um excelente elemento decorativo. Plantas como alecrim ou lavanda são fáceis de cuidar e ficam lindas na cozinha. Além de poderem ser usadas para temperar pratos, essas plantas ajudam a perfumar sua casa. Você também pode colocar flores aromáticas perto das janelas para que, ao abri-las, o cheiro se espalhe pela casa.
Se preferir, ou se for alérgico ao pólen, você pode optar por ambientadores artificiais, escolhendo a fragrância e a marca que mais lhe agradam para cada espaço.
Por fim, se preferir fazer seu próprio aromatizante, coloque um pouco de óleo essencial em um pequeno frasco e insira uma tira de pano que conecte o óleo ao exterior. Assim, a essência evaporará lentamente, perfumando o ambiente de forma natural.