O vinagre é um produto económico, ecológico e muito eficaz para a limpeza de algumas superfícies e tecidos em casa. Isso ocorre porque seu baixo pH confere uma acidez que pode danificar ou agravar as manchas, em vez de eliminá-las.
Os nossas avós já conheciam (e também aplicavam) todos os benefícios do vinagre na limpeza da casa, que, juntamente com o bicarbonato de sódio, são dois produtos que entraram no top 10 dos melhores produtos de limpeza caseiros.
E embora eu ame todos os usos do vinagre na limpeza da casa, nem tudo pode ser limpo com vinagre. Isso se deve ao seu baixo pH (em torno de 2-3%), que pode ser bom para limpeza e polimento, mas pode não ser a melhor solução para limpar outros aparelhos.
De qualquer forma, algo que você não deve fazer é misturar vinagre com cloro ou alvejante, pois o vapor produzido por essa combinação é muito tóxico e pode danificar as vias respiratórias.
Algumas das coisas que você NÃO deve limpar com vinagre são as seguintes:
Utensílios fundidos, forjados ou de ferro fundido, especialmente panelas e frigideiras, podem perder o revestimento antiaderente (que se forma com o uso) se for usado vinagre para limpá-los.
Em vez disso, se esses utensílios tiverem resíduos de alimentos que não saem facilmente, é melhor colocar água dentro do utensílio e fervê-lo junto com uma colher de chá de detergente por alguns minutos. O objetivo é amolecer os restos presos e removê-los facilmente com a ajuda de um palito ou colher de pau.
Sabemos que o vinagre é um excelente agente para tirar as manchas de cal de qualquer superfície, ignorando que alguns materiais são tão delicados que não suportam bem a acidez deste produto de limpeza.
Por exemplo, não é aconselhável limpar o local que colocamos água de vapor do ferro de passar roupas com vinagre. Isso porque o vinagre tem um pH baixo que pode corroer o revestimento das partes internas, fazendo com que o ferro vaze água suja, enferrujada ou até mesmo pare de funcionar.
Se quiser manter o ferro limpo e sem vestígios de calcário, bastará adicionar água destilada e deixar sair o vapor naturalmente. Use um pano para reter o vapor e não molhar o chão ou a tábua de passar. Por fim, não esqueça de secá-lo com um pano de microfibra.
Embora você tenha visto inúmeros tutoriais onde o vinagre é usado para limpar telas eletrônicas como TV, telefones, computadores, tablets, entre outros, não é recomendado porque o vinagre causa manchas, desgasta sua propriedade anti-reflexo e danifica o tato sensibilidade com que costumam trabalhar.
Nesse caso, a melhor solução para limpar telas eletrônicas é usar um pano de microfibra levemente umedecido em água destilada. Outro produto ideal para a limpeza de telas eletrônicas é o álcool isopropílico (também conhecido como álcool de limpeza).
Pisos de pedra que não estejam impermeabilizados e cuja superfície seja porosa nunca devem ser limpos com vinagre, nem mesmo com água. Isso porque o vinagre pode penetrar pelos poros abertos, danificando o piso e deixando uma mancha esbranquiçada na superfície.
Esses tipos de pisos costumam ser instalados em varandas ou pátios, têm um aspecto rústico e para cuidar é melhor limpá-los com água morna e um pouco de sabão neutro.
As superfícies de mármore e granito não resistem à limpeza com produtos tão ácidos como o vinagre. Isso porque são calcários que, ao entrarem em contato com uma substância ácida, além de tirar o brilho, podem manchar e desgastar a pedra.
Nesse caso, também não recomendo o uso de limão ou bicarbonato de sódio. O melhor, sem dúvida, será limpá-los com água morna e sabão de pH neutro.
Coisas tão finas e delicadas como as pérolas e as michellines não podem ser limpas com nenhum produto agressivo ou forte como vinagre ou alvejante, pois perderiam o esmalte perolado que as torna tão especiais.
Para limpá-los, é melhor limpá-los com um pano macio umedecido com água e sabão neutro. Portanto, o ideal é esfregar cada pérola até que a maquiagem ou a mancha de suor sejam removidas.
Como você pode ver, nem tudo pode ou deve ser limpo com vinagre e, na dúvida, é melhor se informar.