7 alimentos que contribuem para a retenção de líquidos. Não há nada mais horrível do que acordar, olhar no espelho e sentir que estamos inflamados. A verdade é que ninguém gosta e menos se você sente que ganhou peso por causa disso.
Temos quase certeza de que você já ouviu esse termo ou pelo menos falou sobre o quão irritante pode ser, porque se já aconteceu com você, você sabe que não é nada agradável.
A retenção de líquidos, de acordo com a definição médica, é um aumento de volume causado por líquidos aprisionados nos tecidos do corpo. Também é conhecido como edema e afeta principalmente os pés e tornozelos, mas também pode ser visto nas costas, mãos ou pálpebras. Caracteriza-se, pois, ao pressionar por alguns segundos sobre a área afetada, pode-se notar uma fissura, que é chamada de “fóvea”.
Edema, pode ser o resultado da força da gravidade, especialmente de ficar sentado ou em pé prolongado, que faz com que os fluidos do corpo fluam para baixo e se acumulem nas pernas ou pés, o que pode estar relacionado a um enfraquecimento das válvulas nas veias das pernas, dificultando que as veias continuem levando sangue de volta ao coração. Isso geralmente ocorre em mulheres grávidas ou idosos, embora pessoas com atividade sedentária não estejam isentas.
Por si só, basta limitar seu consumo ou pelo menos não ultrapassar 3.400 mg de sódio por dia para evitar a retenção de líquidos, há algumas pessoas que precisam reduzir isso para menos de 2.300 miligramas por dia, o que equivale a uma colher de chá de sal de mesa. Isso ocorre porque se você exceder seu consumo, poderá acentuar as condições acima mencionadas.
Isso porque eles possuem uma grande quantidade de sódio, pois são concentrados lácteos e até adicionados artificialmente. Quanto mais maduro for um queijo, maior poderá ser a porcentagem de sódio. É por isso que devemos limitar bastante seu consumo e também beber muita água ou comer mais alimentos com fibras para evitar esse desconforto.
As salsichas não são entendidas sem sal, porque é apenas o que está envolvido na cura e estabilização. Quase todas as salsichas são ricas em sódio.
Alimentos com processo de defumação também usam sal como conservante, seja salmão, carne de mamíferos defumada, etc. Portanto, comer isso com frequência também pode causar retenção de líquidos.
Infelizmente, os produtos de farinha de pão também se destacam por sua porcentagem de sódio. Se come pão, tente optar pelo integral e sem sal.
Embora seu poder de retenção de líquidos não tenha nada a ver com o sódio, tem a ver com os processos inflamatórios causados pela presença do acetaldeído, metabólito intermediário do álcool etílico, no fígado.
Devido ao seu teor de glutamato monossódico, que aumenta o sódio sérico, também é um alimento indesejado se você quiser evitar a retenção de líquidos.