No caso dos cremes anti-rugas, geralmente são hidratantes com princípios ativos que oferecem benefícios adicionais. Esses ingredientes se destinam a melhorar o tom, a textura, as linhas finas e as rugas da pele. Vale ressaltar que a eficácia desses produtos dependerá do tipo de pele e dos ingredientes.
>Veja 3 formas de usar a casca de ovo como benefício para sua saúde
De acordo com a Mayo Clinic, os seguintes são ingredientes comuns que podem ajudar a melhorar a aparência da sua pele.
Este termo é usado para compostos de vitamina A, como retinol e ácido retinóico, que têm sido usados há anos para ajudar a reparar os danos à pele causados pelo sol e reduzir linhas finas e rugas.
A vitamina C é um poderoso antioxidante, o que significa que ajuda a proteger dos radicais livres, moléculas de oxigênio instáveis que quebram as células da pele e causam rugas. A recomendação dos especialistas é que antes do uso e entre cada uso, os cremes com vitamina C sejam armazenados em locais não expostos ao ar e ao sol.
>É saudável comer o milho em lata que compramos no supermercado?
De acordo com a Mayo Clinic, os alfa-hidroxiácidos (AHAs) incluem os ácidos glicólico, cítrico e láctico, usados para esfoliar e remover as células mortas da pele. O uso consistente de um produto feito com alfa-hidroxiácidos ajuda a preparar a pele para melhor absorver outros produtos e estimula o crescimento de uma pele nova, lisa e de tonalidade uniforme.
Este ingrediente popular pode ser seu aliado na redução das rugas finas que se formam ao redor dos olhos, bem como na proteção da pele dos danos do sol.
As propriedades antioxidantes de alguns chás como o verde, preto, oolong ou camomila podem ajudar a melhorar a aparência da pele devido ao seu poder antiinflamatório.
É um poderoso antioxidante relacionado à vitamina B-3 (niacina) que ajuda a reduzir a perda de água na pele e pode melhorar sua elasticidade.