As opiniões se dividem sobre o tema do amaciante de roupas: há quem aprecie a sensação de maciez na pele e o cheiro de roupa fresca, enquanto outros consideram isso um completo desperdício de dinheiro e acham o perfume penetrante desagradável.
É verdade que os amaciantes têm outras propriedades úteis: eles facilitam o processo de passar roupa e, segundo os fabricantes, protegem as cores e fibras das roupas, sem mencionar suas muitas aplicações domésticas. No entanto, o Ministério do Meio Ambiente classifica os amaciantes como “um dos produtos domésticos cuja utilidade é questionável”!
Aqui estão 6 argumentos e desvantagens que se opõem ao uso de amaciantes. Serão convincentes para você?
Para pessoas que sofrem de dermatite atópica, o amaciante pode ser benéfico, pois sua pele sensível fica menos irritada com roupas macias. No entanto, os amaciantes contêm várias substâncias conhecidas por causar alergias de contato. A agradável sensação de usar roupas suaves pode se transformar em uma coceira intensa. Dermatologistas desaconselham fortemente o uso de amaciantes, especialmente em roupas de bebê.
Durante a lavagem, a roupa adquire uma carga negativa, resultando na chamada “rigidez à secagem”, que deixa as roupas ásperas ao toque. Os amaciantes contêm surfactantes carregados positivamente que formam uma película ao redor das fibras e eliminam essa rigidez. No entanto, essa película tem efeitos colaterais e não é adequada para todos os tipos de materiais:
Os amaciantes de roupas são uma das causas mais comuns de mau cheiro nas máquinas de lavar. Isso ocorre porque o amaciante é adicionado à roupa apenas no final do ciclo de lavagem, permitindo que as bactérias se acumulem nos resíduos. Se a máquina de lavar cheirar mal e estiver impregnada com o perfume do amaciante, você ficará preso em um ciclo vicioso. Portanto, é ainda mais importante limpar regularmente o eletrodoméstico ao usar amaciante.
Na década de 1980, os amaciantes de roupas foram amplamente criticados, e embora tenham ocorrido melhorias desde então, problemas persistem. Desde 2005, apenas surfactantes biodegradáveis podem ser usados em amaciantes. No entanto, outros componentes como perfumes, solventes, corantes e conservantes ainda representam um fardo para o meio ambiente. Além disso, as 200 mil toneladas de amaciantes consumidas anualmente na Alemanha geram uma quantidade significativa de resíduos plásticos e gases de efeito estufa.
Não é incomum que amaciantes contenham ingredientes derivados de animais, como o “Metossulfato de Hidroxietilmônio Dihidrogenado de Sebo”, que é obtido a partir de resíduos de abate bovino. Embora seja econômico para os fabricantes, pode ser desagradável para alguns clientes. Os produtos com o logotipo “vegano” não contêm sebo bovino.
“Os amaciantes podem ser seguramente deixados nas prateleiras das lojas”, aconselha a Associação Federal de Centros de Consumo. Na verdade, existem várias alternativas econômicas e ecologicamente amigáveis:
As desvantagens do uso de amaciantes são numerosas, e cabe a você decidir o que pensar sobre esse assunto. Agora você está informado.