Você é daqueles que, automaticamente, cruza as pernas ao sentar? Talvez seja hora de reconsiderar esse hábito. Embora possa parecer uma posição confortável e até elegante, cruzar as pernas pode levar a uma variedade de problemas de saúde.
Neste artigo, vamos explorar seis boas razões para parar de cruzar as pernas ao sentar.
A primeira razão para evitar cruzar as pernas enquanto está sentado é que essa posição pode levar a problemas de postura. Quando você cruza as pernas, desequilibra sua pélvis e força a sua coluna a compensar, o que pode levar a dores nas costas, no pescoço e até problemas de longo prazo como a escoliose.
Surpreendentemente, cruzar as pernas também pode aumentar a pressão arterial. De acordo com um estudo realizado pela Blood Pressure Monitoring, essa posição pode temporariamente aumentar a pressão arterial devido à compressão dos vasos sanguíneos nas pernas. Para quem já tem pressão alta, essa pressão extra pode ser perigosa.
Cruzar as pernas por longos períodos de tempo pode contribuir para o desenvolvimento de varizes. Embora cruzar as pernas não seja a causa principal, ele pode agravar o problema. O posicionamento dificulta o retorno venoso, forçando as veias a trabalhar mais, podendo eventualmente levar ao aparecimento de varizes.
Esta é uma condição semelhante à síndrome do túnel do carpo, mas que afeta o nervo tibial na região do tornozelo. Sentar com as pernas cruzadas por longos períodos de tempo pode pressionar este nervo, causando dor, formigamento e, em casos graves, perda de mobilidade.
Cruzar as pernas também pode interferir na circulação sanguínea adequada. Isso pode levar à sensação de pernas pesadas, inchaço e até coágulos de sangue em casos extremos. Manter as pernas descruzadas promove uma circulação melhor e mais saudável.
Cruzar as pernas frequentemente pode levar a desequilíbrios musculares, pois você está constantemente usando um conjunto de músculos mais do que o outro. Com o tempo, isso pode causar uma diferença na força e na flexibilidade entre os lados do seu corpo.
Para adotar uma postura mais saudável ao sentar, tente incorporar as seguintes dicas:
Lembre-se, mudar um hábito pode levar tempo e prática, mas as recompensas em termos de saúde e bem-estar são enormes. Então, da próxima vez que você for sentar, preste atenção à sua postura e tente incorporar essas mudanças positivas em sua rotina diária. Você e seu corpo agradecerão!