Originária do México e da América Central, a fruta sapoti também pode ser encontrada no Brasil. Por aqui, são os estados nordestinos que têm destaque na produção do alimento, graças às suas condições climáticas associados ao emprego da irrigação. Veja a seguir os benefícios da fruta sapoti, para que serve e suas propriedades para a saúde.
Dona de um formato ovalado, ela costuma ser consumida in natura ou ser utilizada na produção de polpas congeladas, sucos e sorvetes. As informações são da publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015), do Ministério da Saúde.
Aproveite e conheça também outras frutas exóticas brasileiras e seus benefícios para a saúde.
Se é a partir das propriedades de um alimento que podemos conhecer quais são os seus possíveis benefícios, vale a pena que conheçamos o que podemos encontrar na fruta sapoti.
Pois bem, ela apresenta doses de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, potássio, retinol (vitamina A), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C.
O fato do sapoti conter vitamina C é um motivo para darmos uma chance a esta fruta tropical porque o nutriente é classificado como um antioxidante, ao mesmo tempo em que é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo.
A vitamina C também auxilia no processo de cura/cicatrização e contribui com a absorção de ferro por parte do organismo. Veja em detalhes todos os benefícios da vitamina C.
O fato da fruta sapoti ser uma fruta rica em fibras merece um destaque na nossa lista de benefícios associados ao alimento porque esse nutriente é importante para o funcionamento do sistema digestivo.
Por ser um alimento rico em potássio em sua composição, a fruta sapoti traz benefícios ao corpo humano em relação a aspectos como a construção de proteínas, o controle do equilíbrio ácido-base do corpo, a decomposição e o uso de carboidratos, a formação de músculos, a manutenção de um crescimento corporal normal e o controle da atividade elétrica do coração.
Mas as funções do potássio não para por aí: o potássio também auxilia os nervos a funcionarem, contribui com a contração muscular e colabora com a movimentação de nutrientes para dentro das células e com o envio de resíduos para fora das células.
Outro importante mineral encontrado na composição da fruta sapoti é o fósforo. Esse nutriente é o segundo mineral mais abundante dentro do corpo humano e está presente em maior parte nos ossos e nos dentes.
Não é à toa que a principal função do fósforo é justamente atuar na formação dos ossos e dos dentes, conforme explicou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.
Entretanto, não é somente isso que o mineral faz: o nutriente também exerce um importante papel na utilização de carboidratos e gorduras por parte do corpo, é necessário para a produção de proteínas voltadas ao crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos, além de auxiliar o organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), uma molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia.
O fósforo ainda trabalha ao lado das vitaminas do complexo B e contribui com a função renal, com a sinalização nervosa, com as contrações musculares e com a normalidade dos batimentos cardíacos.
A publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015), do Ministério da Saúde, informa que a fruta sapoti também serve como uma fonte do mineral cálcio.
Pois bem, isso precisa ser considerado um benefício porque o nutriente é armazenado pelo organismo nos ossos e nos dentes para auxiliar a tornar e manter ambos fortes.
Além disso, ter um nível apropriado de cálcio no organismo ao longo da vida pode contribuir com a prevenção da osteoporose.
Isso já é bastante importante, entretanto, o corpo humano também precisa do mineral cálcio para ajudar na contração e expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos, para secretar hormônios e enzimas e para o envio de mensagens através do sistema nervoso.
O nutriente ainda auxilia outras funções do organismo como: a coagulação sanguínea, a liberação de hormônios e outras substâncias químicas e a manutenção de um batimento cardíaco normalizado.
Consumir o sapoti não vai resolver todas as necessidades do nosso organismo em relação aos nutrientes mencionados acima. Embora ele possua doses desses compostos, o alimento não contém toda a quantidade que o corpo precisa.
Portanto, para garantir que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita em quantias apropriadas, procure seguir uma dieta saudável, que seja composta por uma diversidade de alimentos nutritivos, através de um nutricionista.
Por Mundo Boa Forma