6 alimentos que você deve ficar fora da geladeira para continuar o sabor
A geladeira certamente foi a maior revolução nas cozinhas do século XX. Ser capaz de refrigerar alimentos tornou possível através da geladeira melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Não é uma frase definida, mas uma realidade que tem permitido que os alimentos perecíveis sejam conservados por mais tempo, tornando-os também mais acessíveis à maioria da população.
Isso não significa que, após certa maturidade, alguns elementos devam ser mantidos frios. No entanto, boa parte do nosso carrinho de compras, mesmo falando de produtos frescos, ficará melhor preservado em temperatura ambiente.
Em resumo, veremos que um determinado setor de frutas não exige a presença de geladeira e, por outro lado, alguns tipos de hortaliças não resistem bem à temperatura ambiente depois de colhidos.
As batatas cruas devem ser armazenadas em local fresco, seco, escuro e o mais longe possível de fontes de odor. Por isso a geladeira é um péssimo lar para eles, principalmente por causa do frio intenso. Não só porque estraga a sua textura, mas porque são excessivamente adocicados. Não armazene batatas e cebolas juntas, pois estas liberam etileno, substância que favorece o amadurecimento e, portanto, a oxidação das frutas e vegetais que as cercam.
Os tomates se sentem muito mal com o frio, apesar de retardar seu amadurecimento e prolongar sua conservação, mas o risco que corremos é piorar sua qualidade. A desidratação da geladeira prejudica a qualidade da polpa do tomate, principalmente a água, então quando tirarmos da geladeira ela ficará levemente farinhenta e não muito crocante, qualidades que não são muito apetitosas nesse tipo de alimento.
Manga, goiaba, mamão, maracujá, pitaia, abacaxi. Apesar de ainda parecerem exóticos, a maioria dessas frutas já são cultivadas com sucesso no Brasil. Isso não significa que devemos mudar a forma como os armazenamos, principalmente quando incluímos a geladeira na equação. Estes alimentos requerem apenas uma fruteira que permita que não sejam esmagados, perfeito. Claro, uma vez abertos, é melhor colocá-los na geladeira para que não enferrujem.
Há muitos anos é relativamente comum manter o café, moído ou em grão, dentro da geladeira em um recipiente hermético. Infelizmente, a única coisa que conseguimos com ele, apesar de acreditarmos que estávamos a manter o seu aroma e frescura, foi desidratá-lo e criar uma ligeira condensação que altera o seu sabor. O melhor lugar para guardar o café é um recipiente hermético, sim, mas fora da geladeira — em um armário escuro.
O medo de que nossas barras de chocolate e barras de chocolate derretam fez com que por muitos anos pensamos que a geladeira é um porto seguro. Infelizmente não é. A gordura do chocolate permite que ele absorva odores com muita facilidade, por isso pode ter um sabor estranho quando você o coloca na boca. Além da aparência, também faz com que demore mais para derreter depois . Quando isso acontece, não é tão apetitoso ao nível do paladar, algo fundamental neste tipo de comida.
É verdade que nosso amigo verde é uma fruta tropical e que poderíamos tê-lo acomodado acima, mas suas condições nutricionais o tornam excepcional. O abacate é um fruto climatérico, ou seja, amadurece depois de separado da árvore.
Isso significa que, se já temos um abacate maduro, devemos colocá-lo na geladeira. Mas se ainda estiver verde ou duro, é conveniente mantê-lo em temperatura ambiente até atingir a maturidade.