Embora existam muitas entidades financeiras, provavelmente as mais comuns são os bancos. No entanto, muitas vezes ignoramos todas as funções que desempenham e os benefícios que oferecem para a gestão das finanças pessoais.
Por exemplo, com um banco você pode receber depósitos, realizar transações, obter empréstimos e muitas outras coisas.
No Informe Brasil dizemos-lhe quais são algumas das vantagens de ter o seu dinheiro num banco e de ter uma entidade que o acompanha na concretização dos seus objetivos.
Guardar seu dinheiro em um banco é uma das formas mais seguras de cuidar dele. Os estabelecimentos bancários possuem seguro de depósito que protege seus recursos. Isso implica que, se o banco liquidasse, você poderia recuperar total ou parcialmente o dinheiro que depositou, dependendo do que o seguro cobre.
Além disso, cada banco possui sistemas de segurança muito rígidos que permitem proteger o dinheiro de todos os usuários, bem como suas informações pessoais.
Quando você começa a usar produtos bancários para economizar seu dinheiro, começa a criar uma vida creditícia, com a qual pode solicitar crédito com mais facilidade. Por exemplo, se você tiver uma conta poupança, contas com renda permanente e gerenciá-la com responsabilidade, poderá solicitar um cartão de crédito ao banco, com maior probabilidade de que eles o concedam devido ao seu histórico anterior .
É importante que você tenha em mente que um produto financeiro é o reflexo de sua situação econômica, de sua renda, de sua capacidade de endividamento e de sua estabilidade financeira. Se você administrar seu dinheiro e suas dívidas corretamente e mantiver um ótimo relacionamento com seu banco, os benefícios para você serão inúmeros.
É fundamental que saiba que dependendo da quantidade de dinheiro que guarda no banco, do tipo de produto que tem e das políticas de cada entidade, poderá obter um retorno sobre o que depositou. É importante que você se informe bem sobre quais produtos possuem porcentagens de lucratividade e com que frequência você pode lucrar.
Essa talvez seja uma das vantagens mais importantes de ter seu dinheiro no banco, já que, coloquialmente, tê-lo debaixo do colchão não vai gerar nenhum retorno.
Hoje muitos bancos oferecem uma gama variada e completa de opções para que você possa usar seu dinheiro quando quiser. Além dos meios tradicionais, como caixas eletrônicos ou depósitos de pagamento direto, o banco online é atualmente uma ferramenta fundamental para aproveitar e controlar suas finanças de casa ou de onde você estiver de forma segura, fácil e ágil.
Os canais digitais permitem que você gerencie seus produtos financeiros, faça transferências, pague seus serviços públicos, entre muitas outras funções, seja pelo celular, tablet ou computador.
Por exemplo, quando você tem uma conta poupança ou conta corrente, você pode ter muito mais controle sobre como seu dinheiro se move: quanto você depositou e quanto você retirou.
Isso ajudará você a saber quantos recursos você tem para atingir suas metas financeiras e cumprir suas obrigações.
Por fim, lembre-se de que o melhor de ter seu dinheiro em um banco é que você pode contar com um aliado financeiro para administrar todas as suas finanças e cumprir suas metas de curto e longo prazo.