Dicas de Casa

5 usos surpreendentes do água oxigenada que você deve conhecer

Publicado por
Jerffeson Brandao

O peróxido de hidrogênio, comumente conhecido como água oxigenada, é amplamente reconhecido por seus usos químicos, cosméticos e terapêuticos. Além dessas aplicações, ele tem vários outros usos benéficos, especialmente quando o assunto é limpeza.

Quando bem aproveitado, o peróxido de hidrogênio pode ser um excelente aliado na limpeza de superfícies e objetos, ajudando a remover manchas e desinfetar.

5 usos surpreendentes do água oxigenada que você deve conhecer | Foto: Freepik

5 usos surpreendentes do água oxigenada que você deve conhecer

A seguir, apresentamos alguns usos domésticos deste produto:

1. Aplicação em colchões:

A água oxigenada é uma solução eficaz para eliminar manchas de colchões. Aplique generosamente nas áreas manchadas, esfregue com uma escova ou pano e remova todas as marcas, desinfetando ao mesmo tempo.

2. Limpeza de vaso sanitário:

Para descalcificar e limpar o vaso, despeje uma boa quantidade de água oxigenada, cubra com papel higiênico e deixe agir por algumas horas. Em seguida, esfregue com uma escova para remover manchas e depósitos de calcário. Ao enxaguar, o vaso ficará impecavelmente limpo.

3. Limpeza de prateleiras brancas:

A água oxigenada ajuda a remover manchas amarelas de prateleiras brancas. Aplique e esfregue com uma esponja, repetindo se necessário, para reavivar a cor de prateleiras de PVC, plástico ou alumínio.

4. Remoção de manchas em tecidos:

O peróxido de hidrogênio pode ser usado para tratar manchas em tecidos. Aplique nas áreas manchadas e esfregue suavemente. Para melhores resultados, lave na máquina após a aplicação. É útil para limpar travesseiros, lençóis, cortinas, toalhas e roupas.

5. Tratamento de camisetas brancas:

Camisetas brancas com manchas amarelas podem ser tratadas com água oxigenada. Aplique nas manchas, esfregue e aguarde alguns minutos. Lave na máquina para recuperar a brancura.

Aviso importante: Antes de usar água oxigenada em qualquer superfície ou tecido, é aconselhável fazer um teste em uma pequena área não visível para verificar possíveis reações adversas. Dependendo do resultado, continue ou interrompa a aplicação. Veja mais dicas!