Na família, os melhores truques de limpeza são sempre transmitidos de boca em boca, e muitas vezes os seguimos sem questionar, mas você já parou para pensar nas consequências de misturar diferentes produtos de limpeza em casa? Hoje vamos falar sobre 5 substâncias que você nunca deve misturar para limpar a casa.
Um exemplo disso é o uso de água sanitária para limpar o chão da casa, inclusive o pátio onde os animais de estimação ficam. No entanto, isso não é recomendado, pois pode danificar as almofadas dos animais ao absorver os produtos químicos presentes nela. Além disso, essa prática também pode afetar a saúde da família.
Embora estejamos mencionando o vinagre e o cloro, muitos especialistas alertam que não é recomendado misturar álcool etílico com qualquer outra substância. No entanto, é possível diluir o álcool para evitar efeitos prejudiciais na pele.
Para garantir o bem-estar de toda a sua família e evitar os efeitos negativos da combinação de substâncias para a limpeza da casa, é importante saber o que evitar fazer:
Nunca misture essas duas substâncias, pois isso pode produzir vapores tóxicos e inflamáveis. A inalação desses vapores pode causar tosse, irritação nos olhos e dificuldade respiratória.
Além do vinagre, a amônia também não deve ser combinada com cloro, pois essa mistura emite vapores tóxicos que prejudicam o sistema respiratório. Os sintomas incluem problemas respiratórios, dores intensas no peito e tosse persistente.
O vinagre é eficaz para limpar superfícies sujas, enquanto a água oxigenada é utilizada em feridas. No entanto, quando essas duas substâncias são combinadas, formam ácido peroxiacético, que é altamente corrosivo. Além disso, a exposição a essa substância pode causar danos externos.
Embora o vinagre e o bicarbonato de sódio sejam frequentemente combinados para fins de limpeza devido à sua eficácia, nunca devem ser dissolvidos em um recipiente fechado, pois isso pode causar uma explosão. Portanto, sempre recomendamos misturá-los em um recipiente aberto.
A combinação de cloro e água quente produz gases que podem prejudicar o sistema respiratório. O cloro evapora, emitindo vapores químicos que não devem ser inalados, além de reduzir sua eficácia na desinfecção de pisos.
O que podemos recomendar é que você use todos esses produtos específicos para o piso e os dilua com água, assim sua função principal será preservada e nenhum vapor tóxico será inalado dentro de casa. Lembre-se que hoje existem produtos para a máquina de lavar loiça, para o interior do lava-louça e para o fogão, por isso pode escolher o que mais gosta.
Aliás, não importa se é um remédio caseiro para limpeza da casa ou um produto pronto, procure sempre usar luvas, assim você evitará qualquer reação secundária na pele.