Ter plantas no quarto não só nos permite desfrutar de uma bela decoração e purificar o ar, mas também existem algumas espécies que nos ajudam a descansar melhor. As plantas podem nos auxiliar no tratamento de diferentes condições e distúrbios enquanto dormimos.
O Feng Shui assegura que as plantas no quarto sejam benéficas para adormecer. Além disso, segundo esta filosofia oriental, ter plantas no quarto também ajuda a atrair o amor. Essas plantas proporcionam relaxamento, energia e ajudam a acalmar o estresse para um sono tranquilo. É necessário colocá-las próximas a uma janela para receberem luz indireta.
Suculentas ou cactos são plantas que não requerem muitos cuidados e são ideais para serem colocadas em cantos pequenos, pois não necessitam de muito espaço. Existem milhares de variedades destas plantas e ter uma delas no seu quarto irá ajudá-lo a adormecer.
A fita é uma planta clássica para se ter em casa. É fácil de cuidar e ideal para colocar no ambiente, pois purifica formaldeído, xileno, benzeno e dióxido de carbono. Esta planta, também conhecida como malamadre, aranha ou laço de amor, resiste à falta de luz, ao frio e à pouca água. Caracteriza-se por apresentar folhas verdes profundas, alongadas e em forma de lança que contribuem para uma decoração tropical, informal e moderna.
A lavanda é ideal para ter no quarto, pois seu aroma contém propriedades que ajudam a melhorar o sono e a relaxar. Esta planta pode ser encontrada em tons de rosa, rosa pálido e bege.
O jasmim contém propriedades que contribuem para adormecer. Proporciona paz e tranquilidade durante a noite graças ao seu aroma. Por isso, é ideal tê-lo no quarto, principalmente na mesa de cabeceira.
A orquídea é uma excelente planta para colocar em ambientes. Este exemplar proporciona um efeito visual de paz, o que ajuda a melhorar o sono se colocada no quarto, embora seja uma planta que pode ficar em qualquer espaço da casa.
O ideal é colocar as plantas afastadas das cabeceiras para que a circulação de energia seja mais fluida. A escolha dos potes também é fundamental. Os recipientes metálicos devem ser evitados, pois são frios e não canalizam energia. A melhor opção é incluir potes de cerâmica e barro.
Outro ponto a considerar é colocar as plantas nos cantos da sala, para não atrapalhar a passagem. Lembre-se também de posicioná-las perto de uma janela para receber luz suficiente e regá-las conforme a espécie, algumas precisam de mais água que outras.