Se você possui uma varanda ou pátio escuro, não está condenado a apenas poder cultivar plantas que gostam de sol. Então, existem diversas plantas aromáticas que crescem muito bem à sombra e que são muito fáceis de cuidar.
Neste artigo, compartilharemos com você dicas para cultivar plantas aromáticas à sombra, permitindo que você desfrute de seus sabores em seus pratos.
Uma planta aromática é aquela cujas folhas, caules e flores contêm óleos essenciais que liberam odores agradáveis.
Desse modo, são frequentemente utilizadas pelos seus sabores e aromas intensos e únicos, quando usadas na culinária, na medicina natural ou simplesmente como elementos decorativos em seu jardim.
Assim, as plantas aromáticas também são conhecidas por seus efeitos benéficos à saúde, pois possuem propriedades antissépticas, digestivas e anti-inflamatórias.
Cultivar plantas aromáticas à sombra pode ser muito benéfico. Na verdade, a maioria das plantas aromáticas são conhecidas por seus aromas e sabores delicados, que são melhor preservados em um ambiente com sombra.
Assim, ao cultivar essas espécies à sombra, é possível preservar seu sabor e cheiro originais. Além disso, as plantas que crescem na sombra tendem a ser mais resistentes a pragas e doenças.
Então, elas também têm melhor tolerância à seca e são menos propensas a danos causados pelos raios UV.
Outra razão pela qual pode ser benéfico cultivar ervas à sombra é que isso pode reduzir os custos de produção. Assim, na verdade, as plantas sombreadas não precisam de tanta água e fertilizantes quanto as cultivadas a pleno sol.
As plantas aromáticas são uma excelente ideia para realçar o seu jardim à sombra. São muito fáceis de manter e proporcionam um aroma delicioso que enriquece as suas refeições. Desse modo, aqui estão as nossas 5 melhores plantas aromáticas para cultivar à sombra:
Todas estas ervas aromáticas podem ser cultivadas em vasos ou diretamente no solo, mas são especialmente adequadas para áreas sombreadas. Serão perfeitas para adicionar cor e fragrância ao seu jardim. Na verdade, são muito resistentes e podem crescer até em locais escuros.