A celulite é uma condição tipicamente feminina e se deve à nossa produção de estrogênio. De fato, 85% das mulheres no mundo sofrem com isso e até hoje não há nada para erradicá-lo para sempre. Podemos, sim, prevenir o seu aparecimento ou reduzi-lo uma vez ocorrido.
Os especialistas do Instituto Médico Láser de Madrid (Espanha) revelou em entrevista ao Salud 180, cinco dos melhores hábitos alimentares que devemos seguir à risca se quisermos reduzir até 50% a incómoda e desagradável “casca de laranja”.
Se você quer se livrar desse problema na pele, continue lendo e confira.
O sal retém líquidos e faz com que os tecidos inchem. Para isso, o que devemos fazer é consumir menos alimentos embalados e promover o consumo de alimentos frescos. Um pequeno truque para reduzir o consumo de sal sem afetar o sabor dos alimentos é cozinhá-los sem sal e depois, depois de cozidos, adicioná-los.
Desta forma, o sal que é absorvido pelo corpo é muito menor do que se fizermos o contrário e a comida também fica mais saborosa. Também é conveniente reduzir o açúcar e as gorduras, pois requerem processos digestivos complexos que facilitam o aparecimento de toxinas e degeneram o tecido adiposo.
Ambos são vasoconstritores, ou seja, diminuem o diâmetro dos vasos, diminuindo a quantidade de sangue que chega à periferia do corpo e impedindo a oxigenação dos tecidos.
Eles promovem inchaço nas pernas e retenção de líquidos.
Ajuda a eliminar toxinas e favorece a eliminação de líquidos.
A constipação tem ação direta sobre a celulite, por isso devemos ingerir alimentos que contenham fibras para que nosso intestino funcione bem e elimine os resíduos sem problemas graças ao aumento do bolo intestinal, para isso devemos saber que existem dois tipos de fibras: solúveis ( encontrados em vegetais, frutas, legumes, aveia e farelo) e insolúveis (encontrados em produtos de trigo integral, farelo de trigo e milho e vegetais como couve-flor e feijão verde).
Os especialistas deste prestigioso centro médico-estético indicam outros hábitos e cuidados que devemos ter para reduzir a celulite:
Hoje, a celulite faz com que mulheres de todas as idades procurem tratamentos para tentar eliminá-la. Muitas vezes grandes somas de dinheiro são gastas para comprar produtos cosméticos que podem combatê-lo; no entanto, a economia nem sempre permite e impossibilita o acesso a essas soluções comerciais.
Pelo contrário, existem vários tratamentos que você pode aplicar sem estourar seu orçamento e com resultados efetivos. Isto consegue-se com a utilização de ingredientes naturais como o café, o sal e o açúcar, que não têm aditivos e que utilizamos todos os dias.
Por isso, indicamos-lhe quais os tratamentos esfoliantes que pode aplicar em casa:
A cafeína dissolve os depósitos de gordura, literalmente derrete. Um esfoliante caseiro consiste em misturar café moído, uma colher de sopa de óleo de jojoba e um pouco da sua essência preferida. Esfregue as áreas com celulite com esta mistura e repita uma vez por mês.
Uma casca de sal marinho (ou sal siciliano) tem um benefício adicional, remove a camada superficial e deixa a pele brilhante, mas também é excelente para repor minerais vitais no processo.
Experimente misturar um sabonete líquido genérico, um pouco de hidratante, uma xícara de sal marinho e algumas gotas do seu perfume favorito. Aplique na área afetada com uma massagem suave.
O açúcar é um excelente ingrediente para uma esfoliação contra a celulite. Os cristais granulares são maravilhosos para remover células mortas e suavizar o tom da pele.
Para obter melhores resultados, use açúcar mascavo, pois ele se mistura facilmente com outras substâncias: adicione uma xícara de açúcar mascavo, um purê de abacate, um fio de azeite e uma colher de sopa de mel. Bata no liquidificador até a consistência ficar homogênea. Aplique esta combinação quatro vezes por semana.
Dessa forma, você pode aproveitar as propriedades e benefícios dos esfoliantes naturais, além de acompanhá-los com uma boa alimentação, higiene e atividade física.
Lembre-se de consultar seu dermatologista caso apareça qualquer mancha na sua pele e não esqueça que este conteúdo é apenas informativo e não substitui a opinião de um profissional.