Dicas de Casa

5 dicas profissionais e fáceis para evitar o mofo nos tomates

Publicado por
Evelin Leone

Muitas pessoas que têm horta optam por plantar tomates nelas. De fato, o tomate é uma hortaliça frutífera que tem tudo para agradar: saboroso, suculento e muito colorido. Ele presta-se a uma variedade de preparações tão apetitosas quanto as outras.

No entanto, infelizmente, pode acontecer que seus tomates estejam infestados por doenças fúngicas e você precisa agir imediatamente para evitar arruinar todos seus legumes. Entre essas doenças, o mofo está no topo da lista.

Para tratar essa perigosa doença, vamos revelar algumas receitas de fungicidas naturais para combater esse fungo e proteger seus tomates.

Mofo: quais são os tratamentos naturais recomendados?

  1. Cavalinha

Quando o tempo estiver úmido, você pode borrifar os tomates com uma infusão de cavalinha. Veja como fazer:

  • Mergulhe 1 kg de cavalinha fresca ou 150 g de planta seca em 10 litros de água por cerca de 24 horas.
  • Em seguida, ferva por 20 minutos em uma panela grande.
  • Coloque a tampa e deixe esfriar um pouco.
  • Depois, use 5 partes da infusão para 100 partes de água e pulverize nas plantas de tomate.
  1. Extrato de sálvia

Prepare um extrato fermentado de sálvia usando 1 kg de folhas e flores para cada 10 litros de água. Em seguida, dilua a solução obtida respeitando a dosagem de 10 volumes para 100 volumes de água.

  1. Camomila

Faça uma infusão de camomila, infundindo 50 g de flores em 1 litro de água. Antes de pulverizar a solução nos tomates, dilua 1 litro da infusão em 9 litros de água.

  1. Alho

O alho é um excelente repelente natural para combater fungos. Para isso, faça uma infusão com 50 g de dentes de alho para cada litro de água. Em seguida, dilua a solução em 4 partes de água.

Use esse tratamento de alho nas plantas de tomate por vários dias quando o sol estiver forte.

  1. Esterco de urtiga

O esterco de urtiga é um dos melhores fungicidas naturais para o controle da requeima do tomateiro. Para prepará-lo, você precisará de 1 kg de urtigas frescas sem flores, 10 litros de água sem cloro e um recipiente grande.

  • Mergulhe as urtigas na água, tampe o recipiente e deixe descansar em um local sombreado.
  • Mexa todos os dias para remover o gás acumulado. Quando sua preparação começar a liberar odores desagradáveis, significa que está tudo indo bem.
  • Após cerca de 10 dias de fermentação e quando não houver mais bolhas na superfície, a fermentação estará completa.