A carne assada é uma preparação deliciosa do ponto de vista organoléptico e repleta de nutrientes essenciais de alta qualidade que muitos se preocupam em preparar perfeitamente. Pode ser incluído no contexto de uma alimentação variada, desde que seja considerado saudável.
Antes de começarmos, devemos enfatizar que a ingestão de carne vermelha não é prejudicial à saúde. Por muitos anos, foi alegado que o consumo regular dela poderia aumentar o risco de câncer ou doenças cardiovasculares, mas isso já foi negado.
A seguir vamos contar os segredos para que a carne assada fique perfeita, no ponto certo. Será necessário ensaiar para alcançar o melhor resultado final. Mas uma vez que você pegar o jeito, ele se tornará um dos seus pratos favoritos.
Nem todos os pedaços de carne têm a mesma quantidade de gordura. E isso será um diferencial para conseguir uma boa torra.
É necessário que a porção escolhida tenha lipídios através do tecido muscular. Isto irá conseguir um acabamento suculento. Caso contrário, pode ficar muito seco, precisando de um pouco de molho para torná-lo palatável.
A gordura intermediária da carne lhe confere suculência quando passa pelo fogo.
Um ponto determinante na hora de fazer carne assada é secar a peça com papel toalha de cozinha para evitar o excesso de umidade. Caso contrário, poderá ser gerada uma fumaça, evitando a caramelização subsequente.
Se isso acontecer, a potência do sabor será perdida no final. Nem é preciso dizer que você não deve lavar a carne antes de colocá-la no forno.
Sal e pimenta são dois dos melhores amigos do rosbife. Outras especiarias também podem ser incluídas, pois além de melhorar o sabor, conseguem fornecer uma boa quantidade de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Estes demonstraram ser capazes de reduzir o risco de adoecimento a médio prazo.
O azeite extra virgem é a melhor gordura para cozinhar carne assada. É aconselhável incorporar generosamente este lípido para obter maior poder de sabor, escurecimento externo e evitar que os alimentos grudem na grelha.
Claro, você deve sempre apostar na virgem extra. Sua qualidade é superior e seu teor de vitamina E também.
No final do cozimento, é aconselhável deixar a carne descansar por alguns minutos antes de cortar. Desta forma, todos os sucos serão preservados no interior. Estes são essenciais para desfrutar plenamente da peça, pois fazem com que o sabor seja muito mais intenso.