5 dicas infalíveis para montar um currículo tentador e conseguir entrevistas

É assim que se cria um Currículo moderno e atrativo

5 dicas infalíveis para montar um currículo tentador. Antigamente, um currículo era uma simples lista com informações pessoais, experiência profissional e referências, hoje é muito mais do que isso. Os empregadores estão procurando algo que o diferencie.

1ª dica: comece com seu perfil pessoal

Recrutadores e empregadores querem ver rápida e facilmente o que você tem a oferecer. É por isso que é tão importante adicionar um perfil pessoal ao seu currículo. Use o primeiro parágrafo do seu currículo moderno para isso, assim o que você tem a oferecer será lido imediatamente.

Portanto, um perfil pessoal é um breve resumo do seu currículo. Que qualidades tem para oferecer, que experiência tem e como está a sua situação pessoal? Em cerca de cinco linhas você tem que convencer um potencial empregador de que você é um candidato interessante.

Quer causar uma boa impressão? Ajuste um pouco seu perfil pessoal, dependendo da empresa para a qual você está se candidatando. Dessa forma, um empregador pode ver imediatamente que você fez sua pesquisa.

2ª dica: Use Modelos de Currículo Modernos

A aparência importa, mesmo quando se trata de seu currículo. Ninguém gosta de uma folha A4 branca com fontes Times New Roman pretas, nem mesmo os empregadores.

Torne seu currículo muito mais atraente usando um modelo moderno com imagens elegantes, um pouco de cor e um design exclusivo. É uma ótima maneira de se diferenciar, mas também de chamar a atenção de um empregador ou recrutador.

Também mostra que você está disposto a dedicar tempo e atenção ao seu trabalho, sem deixar de lado nenhum detalhe.

Você não é bom com software de design e acha difícil criar seu currículo moderno de forma criativa? Não tem problema, procure modelos de currículos modernos na internet.

3ª dica: use um design eficiente

Você encontrou um modelo de currículo moderno, mas agora ainda precisa preencher seu currículo. Os currículos tradicionais sempre foram construídos em ordem cronológica.

Isso significa que sua experiência de trabalho mais recente sempre estará no topo. Em seguida, liste todos os seus outros trabalhos, o primeiro listado por último. O mesmo vale para os cursos e projetos em que você trabalhou.

 A vantagem desse sistema é que os empregadores veem exatamente como você se desenvolveu, mas a desvantagem é que leva muito tempo para encontrar a experiência de trabalho mais relevante. Tempo é dinheiro, portanto, pode ser feito com mais eficiência.

É por isso que é aconselhável construir um currículo moderno com base na relevância. O mesmo vale para sua experiência de trabalho. Dessa forma, o empregador pode ver imediatamente qual experiência relevante você tem e quão apto você está para o trabalho.

Por isso, é sempre importante adaptar a ordem do seu currículo à vaga a que se candidata. Isso só vai aumentar suas chances!

4ª Dica: Sempre adicione uma foto profissional.

Uma imagem vale mais que mil palavras, então um currículo moderno não pode prescindir de uma foto. Recrutadores e empregadores simplesmente se lembram de rostos melhor do que de nomes. Não envie um documento separado com uma foto, incorpore a foto no design do seu currículo.

De preferência, coloque-o no topo da página, para que seu rosto fique imediatamente visível. Não é recomendado usar uma foto de grupo ou de férias. Invista no seu futuro e tire algumas fotos profissionais com um fotógrafo experiente.

Quais requisitos uma foto profissional deve atender?

  • De preferência, use uma foto tipo retrato.
  • Mantenha-o do tamanho de uma foto de passaporte
  • Use roupas apropriadas para o cargo, sejam casuais ou formais
  • Pose em frente a um fundo neutro, como uma parede branca
  • Sorria gentilmente para a câmera, mas não force demais

5ª Dica: exclua informações antigas ou irrelevantes

Menos é mais, especialmente quando se trata de um currículo. Algumas pessoas pensam que impressionam com um currículo de três páginas repleto de inúmeros cursos, projetos e trabalhos paralelos.

Na prática, isso é decepcionante, porque um empregador quer ver qual experiência relevante você tem para o cargo. Concentre-se nas coisas que importam agora e não tenha medo de escolher algumas aqui e ali. Na verdade, o currículo perfeito não tem mais do que uma página!

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação