5 antibióticos naturais poderosos que podem ser de grande ajuda
Certas práticas de uso de antibióticos, como automedicação, interrupção prematura de tratamentos ou prescrição incorreta, tornaram as bactérias resistentes e diminuiu a capacidade antibiótica de várias substâncias, alertou a Association of Therapy Professionals Natural.
Os antibióticos químicos estão se tornando menos eficaz porque de seu uso indiscriminado e, quando utilizado de forma incorreta ou para as razões erradas, as bactérias tornam-se imunes, de acordo com esta parceria, que destaca “as possibilidades oferecidas pela medicina natural para aliviar a infecção” e reivindicações uso de antibióticos naturais.
Segundo a entidade, “os antibióticos naturais (AN) são aqueles remédios do mundo das plantas capazes de inibir o crescimento de microrganismos ou eliminá-los”. Existem os “cinco grandes” da antibioticoterapia natural, como Roberto San Antonio, que preside a APTN_COFENAT, descreveu à Efe :
Rica em compostos vegetais que aumentam as defesas naturais do corpo, esta planta é apropriada para parar uma doença leve ou moderada do trato respiratório.
Seus polissacarídeos estimulam a atividade de macrófagos, células do sangue que ajudam a destruir bactérias, vírus, outros invasores e detritos metabólicos.
Também ativa a produção de interferon, proteína que protege as células contra vírus.
É um antibiótico natural, antimicrobiano, fungicida, desintoxicante e antioxidante. Usado na superfície, o alho é excelente para desinfetar e prevenir infecções de feridas abertas.
É um anti-helmíntico natural, utilizado desde a antiguidade para expulsar vermes e parasitas intestinais. É especialmente útil contra vermes intestinais, giárdia, tripanossoma, plasmódio e leishmania.
Além da vitamina C e da quercetina, a cebola contém isotiocianatos, componentes antiinflamatórios que inibem enzimas que causam condições inflamatórias, como dor e inchaço causados pela artrite, é bom para asma e também para congestão respiratória associada ao resfriado.
É muito útil para tratar infecções do trato respiratório, gripe, bronquite, faringite, etc. Se usado externamente, é um ótimo desinfetante.
Este produto, feito por abelhas com resina vegetal, possui atributos anti-sépticos, antibacterianos, antiinflamatórios e anestésicos, e é eficaz contra o ‘staphylococcus aureus’, causador de infecções respiratórias.
Sua composição de óleos e minerais torna-o eficaz contra uma ampla gama de bactérias, vírus e fungos. A própolis tem uma longa história de uso medicinal, que remonta a 350 AC.
Considerado o ‘ginseng’ ibérico, esta planta contém mais de quarenta substâncias antibacterianas e mais de vinte antivirais. A infusão de alecrim pode ajudar a combater bactérias que afetam o sistema respiratório ou intestinal.
Ele contém vitamina C, vitamina E, carotenos, ferro e ácido fólico. Seu óleo essencial, usado topicamente, tem ação estimulante da circulação e também é eficaz como antifúngico.
>Veja como fazer um cozido diferente e delicioso com lentilhas