5 alimentos que ajudam a regular a transpiração e o cheiro desagradável. Confira as informações a seguir e aproveite as dicas.
A transpiração é um mecanismo natural e necessário para regular a temperatura corporal. Embora a transpiração ajude a manter o corpo fresco, algumas pessoas podem apresentá-la de forma excessiva, mesmo quando não estão em um ambiente quente ou se exercitando, condição conhecida como hiperidrose.
A transpiração incontrolável pode ser um problema para muitas pessoas, causando desconforto, constrangimento ou ansiedade social. Além disso, o suor costuma ser acompanhado por um intenso odor corporal devido à quebra da secreção das glândulas sudoríparas quando entram em contato com as bactérias e fungos que vivem normalmente na pele.
O mau odor corporal pode estar relacionado à ingestão de certos alimentos, como curry, alho, cebola, álcool e algumas drogas. Entre as recomendações mais básicas está o uso de desodorantes ou antitranspirantes, além de higiene adequada e roupas que permitam manter o corpo fresco, como as de algodão.
Fazer algumas mudanças na alimentação diária é uma boa alternativa para começar a regular a transpiração. É importante mencionar que para o corpo manter uma temperatura ideal também é necessário manter-se hidratado.
Aqui estão cinco alimentos que podem ajudar a regular a transpiração e o cheiro desagradável:
- Banana: A banana é rica em magnésio, um mineral que ajuda a reduzir o estresse e evitar a transpiração excessiva. Além disso, a banana é uma fonte de carboidratos e vitaminas e ajuda a regular o funcionamento intestinal.
- Abacate: O abacate é rico em potássio, magnésio e vitaminas A, C e E. Consumi-lo regularmente em uma dieta balanceada pode ajudar a reduzir a transpiração.
- Tâmaras: As tâmaras são ricas em ferro, potássio, cálcio, magnésio e fibra solúvel. Além de ajudar a prevenir a prisão de ventre e fortalecer os ossos, as tâmaras também contêm magnésio, o que as torna ideais para regular a transpiração.
- Peixe: Alguns tipos de peixes são ricos em vitamina B completa, o que reduz a atividade das glândulas sudoríparas. Adicionar peixes como salmão, atum e sardinha à sua dieta pode ajudar a controlar a transpiração.
- Nozes: As nozes são uma boa fonte de vitamina B, além de serem ricas em antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Adicioná-las à sua dieta pode ajudar a controlar a transpiração e o odor corporal.
Atenção! Esta informação é publicada para fins informativos e de forma alguma substitui a opinião de um profissional. Se você transpira muito busque orientação do seu médico de confiança.