420 mil aposentados e pensionistas do INSS estão na lista para receber bolada extra
O INSS confirmou que já começou a pagar o oitavo lote dos atrasados da revisão do acordo referente a benefícios concedidos com erro de cálculo. Em todo o país vão receber a grana 422 mil segurados. São R$539,1 milhões liberados.
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Veja as datas de pagamentos
Os primeiros a receber o oitavo lote foram os segurados com benefícios com finais 1 e 6 a partir do dia 4 de maio. Depois dinheiro foi liberados para quem tem final 2 e 7, no dia 5. Já para os segurados com final 3 e 8 o pagamento foi feito a partir do dia 6 de maio. Finais 4 e 9 receberam a partir do dia 7. E por último,sairão os valores para quem tem final de benefício 5 e 0 a partir do dia 8 de maio Desta forma, todos que tem direito já pode sacar a grana extra.
Quem tem direito a receber a grana extra?
Fazem jus ao pagamento os segurados que tiveram:
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Assim, os benefícios saíram errados e valores menores do que o realmente deveriam ser pagos. A negociação entre o governo e representantes dos aposentados priorizou os mais idosos, com valores baixos e pagamentos ativos nos primeiros lotes.
A negociação foi encerrada há oito anos e envolveu a União, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, ligado à Força Sindical, em 2012. A prioridade foi para beneficiários mais idosos, com menores valores e benefícios ativos que receberam logo nos primeiros lotes.
Pelo calendário oficial do acordo, o nono lote é para os que possuírem até 45 anos, com direito até R$ 6 mil, com crédito a ser feito em maio de 2021. E os que tiverem atrasados acima de R$ 6 mil, os valores sairão no mês de maio de 2022.
Será observado o prazo prescricional de cinco anos a partir do término do cronograma, ou seja 31/12/2022, para que o beneficiário possa requerer o pagamento das diferenças.
Como conferir se tem direito pela internet?
O segurado que foi contemplado com o acordo pode consultar se vai receber os atrasados pela internet. Basta acessar o portal Meu INSS (www.inss.gov.br) ou ligar gratuitamente para a Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O valor do pagamento não será informado.
O Meu INSS está na plataforma de governo gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos do Governo que estão na internet. Traduzindo isso, significa que, com um único usuário e senha, você pode utilizar todos os serviços públicos digitais que também estejam no gov.br.
Para fazer o cadastro é preciso CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao instituto.
Especialistas e o próprio INSS orientam os segurados a não darem seus documentos pessoais, como identidade e CPF, ou até mesmo o número do benefício na mão de terceiros para não cair em golpe. Fazer o cadastro na plataforma é simples e rápido. Caso tenha dificuldade, o recomendável é pedir auxílio a alguém de confiança.