Dicas de Casa

4 soluções caseiras para limpeza de assentos de tecido do carro

Publicado por
Yanara Cardeal

4 soluções caseiras para limpeza de assentos de tecido do carro| Os assentos do seu carro estão em mau estado? Se você não quer gastar dinheiro com lavagens profissionais, saiba que existem muitos remédios naturais para a limpeza de bancos de carro de tecido, ingredientes ecológicos e verdes como bicarbonato de sódio, vinagre e até vapor.

Se você decidiu limpar assentos de carro de tecido apostando em produtos DIY e ecológicos, pode contar com uma longa lista de remédios naturais com eficácia comprovada e confirmada. Muitas vezes tendemos a esquecer isso, mas nossos assentos de carro podem acumular suor, sujeira, migalhas, bactérias e germes de todos os tipos.

4 soluções caseiras para limpeza de assentos de tecido do carro

4 soluções caseiras para limpeza de assentos de tecido do carro

O que você pode usar para limpar assentos de automóveis? Para esta operação podemos contar com a ação tira-nódoas e desengordurante do bicarbonato, do limão ou do vinagre. Como deve saber, estes ingredientes são a melhor escolha para limpar a casa de forma ambientalmente sustentável, mas nada nos impede de os utilizar também na manutenção dos nossos automóveis. Para evitar o risco de danificar o tecido, porém, recomendamos que você sempre teste o produto em uma parte escondida para detectar possíveis efeitos negativos. Além disso, o tecido do carro tende a absorver água e outros líquidos com muita facilidade, por isso procure não usar panos muito úmidos, para não correr o risco de deixar manchas feias de umidade no banco.

1- Como limpar assentos de carro com bicarbonato de sódio?

O primeiro ingrediente que utilizaremos é considerado o remédio verde por excelência: é o bicarbonato de sódio, excelente para eliminar odores e tem ação de limpeza e desinfecção. Para limpar assentos de carro de tecido, usaremos:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • Saboneteira ecológica ou sabonete de Marselha: algumas gotas para remover manchas dos assentos
  • Água morna
  • Uma escova de cerdas macias
  • Panos de microfibra
  • Um vácuo

Primeiro, é necessário aspirar os assentos para remover poeira e migalhas, enfatizando cantos e costuras ocultos. Despeje o sabão, a água e o bicarbonato em uma tigela, misture bem e mergulhe a escova de cerdas macias. Por fim, seque o tecido com um pano de microfibra e deixe os vidros do carro abertos para secar completamente.

2- Lavagem a seco de assentos de automóveis

Além de lavar assentos de tecido, o bicarbonato de sódio também é um ótimo ingrediente para lavagem a seco de superfícies. Para remover odores e manchas, basta polvilhar um punhado de bicarbonato de sódio e deixar agir durante a noite.

No caso de manchas persistentes, você pode usar uma escova de dentes ou escova para esfregar suavemente a mancha. Em seguida, retire o produto com um aspirador de pó.

3- Como lavar assentos de carro com vapor

Uma máquina de limpeza a vapor pode ser muito útil para limpar e higienizar os bancos do seu carro. Antes de prosseguir, é necessário remover migalhas e poeira com uma escova e depois com um aspirador de pó. Poderá então limpar mais detalhadamente os assentos e os estofos, utilizando a sua máquina de limpeza a vapor conforme indicado nas instruções de utilização do aparelho.

4- Vinagre para limpar assentos de tecido

Se você acidentalmente manchar a cadeirinha do carro com café, suco ou outros líquidos, não se preocupe: você pode tirar a mancha com vinagre. Lembre-se que você deve agir o mais rápido possível para que a mancha não se instale e se torne muito difícil de remover.

Limpe a área manchada com uma toalha de papel, prepare uma mistura de uma xícara de vinagre e duas xícaras de água, despeje em um borrifador e borrife na área manchada. Dê batidinhas delicadas até que a mancha desapareça.

Além do vinagre, o álcool e o limão também são boas soluções naturais para tirar manchas dos bancos dos automóveis. Basta seguir o mesmo procedimento, lembrando de não esfregar a mancha, para não correr o risco de aumentá-la e dificultar ainda mais a remoção.