4 situações podem causar a SUSPENSÃO de benefícios do INSS
A aposentadoria custa muitos anos de contribuições. Por isso é importante que o aposentado esteja atento às novidades e requisitos necessários para não perder o benefício.
A aposentadoria é um dos momentos de mudança mais importantes que enfrentamos em nossas vidas. Após cerca de 35 anos de vida profissional, entramos em uma nova fase totalmente diferente e em que temos tempo para nós mesmos.
Existem várias formas de abordar este momento, mas em muitos casos o aposentado enfrenta uma certa depressão causada por não saber o que fazer com o seu tempo e enfrentar a última fase da vida.
O Brasil não está entre os países mais longevos do mundo, mas a expectativa de vida aqui permite que grande parte da população chegue perto dos 80 anos. Isso significa ter, em muitos casos, cerca de 20 anos de aposentadoria. O fato de completar 60 anos não deve ser um trauma ou ser vivenciado como um processo negativo. Você pode ver o copo meio cheio e perceber que é um novo começo, uma mudança positiva para a qual devemos nos preparar. Mas um aposentado do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) nunca estará preparado para perder sua aposentadoria.
A suspensão de um benefício pode gerar uma série de problemas na vida de um aposentado do INSS. Em suma, a suspensão do benefício ocorre quando o INSS deixa de pagar o segurado por algum motivo. Mas fique tranquilo: diferente do cancelamento, é possível reverter a suspensão e voltar a receber o benefício normalmente.
Veja abaixo as principais situações que podem causar a suspensão do seu benefício e fique atento para evitar essa dor de cabeça:
1. Não comparecer nas perícias médicas periódicas. Benefícios suspensos: aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária.
2. Não realizar a prova de vida. Benefícios suspensos: aposentadoria e pensão por morte.
3. Não fazer o processo de reabilitação profissional. Benefícios suspensos: aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária.
4. Não atualizar seu Cadastro Único (CadÚnico). Benefício suspenso: BPC-LOAS.
Em um primeiro momento, o passo inicial será o de você verificar o motivo que causou a suspensão do seu benefício. A parti disso, solicite a reativação do sue benefício junto ao INSS, conforme passo a passo abaixo.
Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Para mais informações ou dúvidas sobre este tipo de solicitação, entre em contato. Portanto, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.