Economizar é uma habilidade comum entre os brasileiros, mas nunca devemos sacrificar nossa saúde para fazê-lo. Aqui estão 3 tipos de recipientes presentes na sua cozinha que NÃO devem ser usados para armazenar alimentos. É importante evitar reutilizá-los nestes casos.
Reciclar embalagens é fundamental para proteger o meio ambiente, mas nem sempre é tão simples quanto lavar e dar uma nova vida a elas. É preciso considerar medidas básicas de segurança alimentar.
Você pode usar vasos de sorvete, por exemplo, para transformá-los em vasos para plantas, mas não é aconselhável usá-los para armazenar qualquer outro alimento, mesmo que você ache que as lavou perfeitamente. Quando você guarda sua comida no mesmo recipiente que trouxe outro alimento para casa, existe a possibilidade de contaminação cruzada, ou seja, os micróbios passam de um alimento para outro.
Veja abaixo 4 recipientes que você tem na cozinha e NÃO deve usar para guardar alimentos:
1. Vasos de sorvete. Eles não são adequados para armazenar alimentos devido à sua natureza porosa. Eles podem reter odores, gostos e bactérias do sorvete anterior e transferi-los para os alimentos armazenados. Além disso, as paredes finas e frágeis dos vasos de sorvete não são projetadas para suportar altas temperaturas, o que pode causar vazamentos e derrames.
2. Copo de iogurte. Guardar o copos de iogurte ou creme é perigoso, pois são recipientes descartáveis e permitem a entrada de bactérias.
3. Garrafas PET. Levá-los para um centro de reciclagem pode trazer benefícios econômicos, reutilizá-los em casa só pode causar doenças. Os germes se acumulam e acabam danificando seu corpo. Por isso, as garrafas PET não devem ser reutilizadas.
4. Latas. Eles cumprem sua função de conservar os alimentos somente até antes de serem abertos, após aberto são gerados microrganismos nocivos à saúde. Você deve descartá-los ou vendê-los também.