Existe todo um império da beleza dedicado a manter os cílios cheios de vida. Se você os preenche com rímel ou usa falsas pestanas, pode ser desconcertante quando eles começam a parecer mais finos.
E assim como o cabelo em nossas cabeças, os cílios passam por fases de crescimento, descanso e queda. Mas quando a queda dos cílios se torna mais constante, pode ser muito desconcertante, especialmente se você não tiver certeza do motivo.
Circunstâncias cotidianas como esfregar os olhos ou a queda natural de pelos nos cílios são causas normais e não devem disparar nenhum alarme. Mas se o problema persistir e você notar uma perda de cabelo incomum, examine sua rotina geral de saúde e beleza para descobrir os problemas subjacentes.
“A falta de cílios pode ser um sinal de causas internas ou externas, como doenças autoimunes ou traumas”, diz Heidi Prather, dermatologista certificada em Austin, Texas. Por isso, a perda de cílios deve ser avaliada por um dermatologista certificado, pessoalmente.
“É comum ver uma perda excessiva de cabelo quando estamos passando por um aumento do estresse”, informou a doutora Mraz Robinson em entrevista à Allure, e o cabelo pode incluir cílios.
Ela diz que esse tipo de perda de cabelo é chamado de eflúvio telógeno, geralmente relacionado a um evento estressante como doença, cirurgia ou estresse emocional. “O estresse faz com que mais cabelos do que o normal entrem na fase telógena ou ‘repouso’ do ciclo de crescimento do cabelo, o que pode fazer com que o couro cabeludo, as sobrancelhas e os cílios pareçam mais finos”, informou ela.
Outra maneira pela qual o estresse pode afetar a queda de cabelo, diz Mraz Robinson, é o comportamento. “Temos a tendência de esfregar mais o rosto e os olhos quando estamos estressados ou até mesmo cutucar ou puxar os cílios”, explica ela.
Às vezes, a causa da perda de cílios é tão simples quanto uma rotina de beleza defeituosa. Dormir com maquiagem nos olhos, principalmente rímel pesado, pode causar a queda dos cílios e também levar a uma infecção bacteriana.
Por outro lado, esfregar com muita força ao remover a maquiagem dos olhos também pode levar à queda dos cílios, especialmente quando você esfrega os produtos com força. Para evitar o problema, use um removedor de maquiagem suave, mas eficaz, para limpar a delicada área dos olhos sem ter que esfregar os olhos com força.
Certas condições médicas podem causar perda de cílios. As razões comuns incluem uma glândula tireoide hiperativa e hipoativa, bem como outras alterações hormonais. Além disso, a alopecia areata, um distúrbio imunológico no qual as células atacam os folículos pilosos, causa a queda dos cílios. Esta condição pode afetar os cílios, sobrancelhas, couro cabeludo e outros locais onde o cabelo cresce. Se você suspeitar de uma causa médica subjacente, consulte seu médico, pois alguns podem exigir cuidados avançados.
Se você notar falta de cílios, pode ser devido a uma condição autoimune chamada alopecia areata, que pode causar inflamação no folículo piloso, resultando em perda de cabelo ou cílios.
“Os adesivos e colas são uma das causas mais comuns de alergia de contato e irritação da pele”, diz Prather. No entanto, as próprias extensões de cílios podem ser as culpadas mais prováveis.
“Ao escolher extensões de cílios, lembre-se que as extensões menores e mais finas são menos traumáticas para sua pestanas”, diz a médica.
De acordo com a especialista, cílios finos e individuais permitem uma remoção mais delicada, ela explica, enquanto os conjuntos de maior volume usam cílios mais grossos que podem sobrecarregar seus cílios naturais e ser mais difíceis de remover.
“Já vi pacientes chegarem com cílios curtos e quebrados devido à remoção acidental de suas extensões de cílios e quebrá-los na linha de cola”, comentou Prather.
Já a doutora Mraz Robinson diz que a queda das pestanas que usam cílios postiços pode, ser mais perceptivas e causar mais pânico do que o necessário. “Os cílios passam por um ciclo de crescimento, por isso pode ser alarmante quando você vê cílios grandes com extensões caindo pelas bochechas”, diz ela. “No entanto, você provavelmente perderia esse cabelo de qualquer maneira, mas sem uma extensão anexada você não teria notado o pequeno tufo”, salientou a médica.
A especialista recomenda combinação de óleo e calor suave para quebrar o adesivo sem traumatizar os cílios ou os olhos.