Morar em um espaço com pouca luz natural não significa que você não pode ter plantas. Existem espécies que não só sobrevivem, mas também prosperam em ambientes com baixa luminosidade.
Confira as quatro plantas de interior que não precisam de tanta luz e resistem à escuridão. Seguindo as dicas, você pode manter suas plantas radiantes mesmo em ambientes com pouca luz natural.
Se você procura uma planta resistente e de fácil cuidado, a Sansevieria é uma excelente opção. Conhecida por purificar o ar, essa planta requer pouca luz e pode ficar semanas sem água. Evite encharcar o substrato, pois suas raízes não toleram alagamento. A temperatura ideal para a Sansevieria varia entre 15 e 20 graus Celsius.
A Peperomia Caperata é perfeita para locais com muita sombra, como escritórios. Esta planta prefere temperaturas entre 18 e 26 graus Celsius e não exige fertilização frequente. Assim, a rega deve ser feita apenas quando o substrato estiver quase seco, utilizando a técnica de irrigação inversa.
A Zamioculca é conhecida por suas folhas de verde intenso e sua resistência a ambientes internos. Ela cresce lentamente e não deve receber luz solar direta. Então, regue-a somente quando o substrato estiver seco e certifique-se de que a drenagem seja adequada para evitar o apodrecimento das raízes.
Ideal como planta suspensa, o Scindapsus Pictus pode sobreviver com pouca luz, embora suas folhas fiquem menores. Assim, mantenha a temperatura em torno de 20 graus Celsius e regue moderadamente. Para manter suas folhas saudáveis, borrife água para aumentar a umidade.
Deixar uma planta no escuro não é recomendado, a menos que seja especificamente indicado nos cuidados da planta. A maioria das plantas necessita de alguma iluminação para prosperar, mesmo que seja indireta.
Embora pareça que algumas plantas crescem no escuro, na verdade, elas necessitam de algumas horas de luz para sobreviver. Essas plantas se adaptam a condições adversas, utilizando a luz disponível de forma eficiente.
Em geral, as plantas toleram até seis horas de escuridão contínua por dia. No entanto, a necessidade de luz varia conforme a espécie, portanto, é essencial conhecer os requisitos específicos da planta que você tem em casa.