4 passos simples para dizer adeus às manchas e hiperpigmentação.
A boa notícia é que o verão e os feriados estão aí, a má notícia é que os meses de sol são o pior inimigo da hiperpigmentação (a condição que causa o aparecimento de manchas e pontos escuros na pele). O resgatável é que esses patches podem ser fáceis de tratar, e aqui damos quatro dicas para reduzir sua aparência e até mesmo fazê-los desaparecer!
1. Não estoure suas espinhas:
Sabemos que pode ser difícil resistir à tentação, mas sempre que quiser, lembre-se das horríveis consequências que surgem em estourar suas espinhas: manchas vermelhas e cicatrizes. Em vez disso, trate-os com um creme de hidrocortisona (um por cento) várias vezes ao dia (que você pode comprar em qualquer farmácia).
A hidrocortisona é um anti-inflamatório, por isso alivia a vermelhidão e o inchaço. Isso ajudará a secar as espinhas, que podem irritar a pele e causar mais hiperpigmentação. Não se esqueça de verificar os ingredientes para se certificar de que não é alérgico a este medicamento!
2. Invista em uma escova de limpeza facial:
Usar uma escova de limpeza elétrica três vezes por semana não apenas limpa a pele mais profundamente do que nossas mãos, mas também remove as células mortas da pele que podem se depositar na pele.
Isso deixará a pele livre de excesso de oleosidade e sujeira, sua tez estará pronta para a esfoliação e outros produtos para penetrar nos poros de maneira mais eficaz e eliminar as manchas escuras. Claro, lembre-se de limpar a cabeça do seu pincel após cada uso e trocá-lo por um novo a cada mês, para não introduzir novas bactérias em sua pele!
3. Ilumine seu rosto com soro:
As manchas, sejam de ações manuais (como estourar espinhas e deixar cicatrizes e manchas escuras) ou do sol, levam semanas para desaparecer. Mas, usar religiosamente um soro esclarecedor em sua rotina de cuidados com a pele (procure um com ingredientes como vitamina C, niacinamida, ácido kójico e / ou retinol) pode acelerar significativamente o processo.
4. Use protetor solar todos os dias:
Se você vai fazer algo, aplique protetor solar todos os dias! Os especialistas em cuidados com a pele destacam o uso diário de protetor solar não só para ajudar a prevenir o câncer de pele, mas também para proteger a pele dos raios ultravioleta, responsáveis pela maioria das manchas escuras.
Estes se originam em resposta aos raios ultravioleta do sol; nossas células enviam um pigmento protetor (ou melanina) para evitar que a pele se queime. Isso é o que você conhece como “bronzeado”, mas na verdade é a sua pele tentando se proteger.
Lembre-se de que a hiperpigmentação da pele é 100 por cento agravada pelo sol, portanto, o uso de protetor solar é fundamental para evitar que o ciclo vicioso aconteça. Siga estas dicas para ocultar o aparecimento de manchas escuras na pele e, se fizer isso religiosamente, poderá até mesmo fazer com que desapareçam.
Se você tiver mais perguntas, não hesite em consultar um especialista!