Se você tem cabelos finos, existem certos cortes de cabelo que podem adicionar volume. Se o seu tipo de cabelo é classificado como fino, não significa que seja pouco cabelo, mas sim que a largura de cada fio é muito pequena.
Só porque você não nasceu com esse volume, não significa que não possa alcançá-lo com o corte certo e a rotina de cuidados com o cabelo adequada. Desde o corte de cabelo lob sempre lisonjeiro até algo mais ousado como um pixie, há opções disponíveis. Muitas vezes, quando o cabelo fino parece liso, é porque você não tem o corte de cabelo certo, não está usando os produtos certos ou não está cuidando adequadamente do seu cabelo, como lavá-lo pouco ou demais.
A seguir, mostraremos os melhores cortes de cabelo para cabelos finos e como cuidar adequadamente do seu tipo de cabelo.
Antes de passarmos para os melhores cortes de cabelo para cabelos finos, vamos ver quais cortes você não deve fazer. Como regra geral, o cabelo fino fica melhor com cortes de cabelo mais curtos, pois esses estilos permitem que o cabelo mantenha sua forma.
A cabeleireira de celebridades Michelle Cleveland acrescentou: “Cortes de cabelo longos e de comprimento único não beneficiariam alguém com cabelos finos ou pouco cabelo, pois todo o peso do corte permaneceria nas pontas, criando uma aparência plana e sem vida.”
O corte lob é sempre lisonjeiro e funciona em todos os tipos de cabelo, “mas especialmente nos cabelos finos, porque emoldura o rosto sem sobrecarregá-lo”. Para aumentar o volume, Cleveland recomendou adicionar subcamadas para “avançar a teoria do ‘empurrão longo e curto’, que basicamente significa que quando há cabelos curtos sob os cabelos mais longos, eles empurram os cabelos mais longos para cima para criar a ilusão de mais volume”.
Cabelos muito finos podem se beneficiar de algo super curto. O pixie podem fazer seu cabelo fino parecer mais grosso do que realmente é. A cabelereira recomendou adicionar algumas camadas e franja lateral para ainda mais textura.
Existem muitos tipos diferentes de bob, desde o bob graduado (o favorito de Cleveland) até o shaggy bob, e todos funcionam bem com cabelos finos. Mas, o melhor é o bob angulado. “Cabelos finos costumam evidenciar muito bem as linhas retas e isso tende a enfatizar a bela geometria do corte.” Schaefering disse: “É um corte de cabelo elegante e marcante, geralmente dando a ilusão de cabelos mais grossos e cheios que estão balançando”.
Independentemente do corte escolhido, uma franja pode ser um ótimo complemento. “Uma franja cheia é uma ótima maneira de fortalecer a forma se a densidade e o estilo diário permitirem”, disse Schaefering.