4 golpes deixam aposentados e pensionistas do INSS preocupados.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão sendo vítimas de mais golpes nos últimos dias que tem gerado graves problemas financeiros, inclusive, dividas com altos valores. Um embaraço e tanto nesse momento de crise.
Para evitar cair em um golpe, é preciso conhece-lo e tomar alguns cuidados importantes. Por isso, o INFORME BRASIL separou 4 golpes que estão preocupando os aposentados e pensionistas do INSS.
>Auxílio de R$ 600 para aposentados e pensionistas do INSS pode ser liberado
Falso desconto na conta de água e luz dos aposentados e pensionistas. Tudo começa quando os beneficiários do INSS recebem um e-mail, SMS, Carta ou um WhatsApp. Na mensagem, estelionatários estão se aproveitando da crise para oferecer um desconto especial de 50% na conta de água, luz, telefonia, boletos de escola e até mesmo do cartão de crédito.
Junto a mensagem, eles enviam contas falsas de água, luz e telefonia que são idênticas a original, com desconto de 50% e, no texto, explicam que o valor menor é devido ao momento crítico que o país vive e é uma forma de ajudar os aposentados e pensionistas neste momento tão difícil. Muitos ficam empolgados com o desconto. Diante do benefício concedido, a maioria tem feito pagamentos desses boletos falsos. Todos os boletos vem com um código falso e o dinheiro vai direto para a conta dos golpistas.
>Bancos procuram aposentados do INSS com dinheiro esquecido na conta
Bandidos estão ligando para aposentados e pensionistas do INSS e dizem ser da central antifraude do INSS e pedem dados confidenciais. Com as informações e a senha fornecida pelo aposentado, os criminosos conseguem alterar os bloqueios de segurança utilizados pelo banco, e conseguem, inclusive, limpar a conta bancária em que o aposentado recebe o dinheiro mensalmente.
>Conheça 10 situações que o INSS não perdoa de forma alguma
O bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outra maquininha e cobra novamente o valor (o mesmo, ou maior). O truque só é percebido ao se conferir o extrato, que revela o prejuízo.
>Aposentados do INSS podem tomar até 9 empréstimos: margem vai aumentar
Nesse golpe o aposentado receber uma mensagem no WhatsApp pedindo que ele ligue para um determinado número, a fim de fazer a prova de vida e impedir o corte do benefício. Durante a ligação, os golpistas obtém dados sigilosos como senhas, CPF e número de cartões de crédito. É aí que os bandidos fazem a festa e contrai dividas para o beneficiários.
Alerta do INSS
O INSS alerta que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços. A recomendação aos segurados é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício. As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.