4 dicas para conseguir um emprego sem experiência

Você encontrará a empresa que deseja lhe dar essa primeira oportunidade e temos certeza de que, se você seguir essas dicas.

Você já se perguntou como conseguir um emprego sem experiência?

Ao contrário do que acredita o departamento de recursos humanos de muitas empresas, ninguém nasce com experiência!

Portanto, todos nós já estivemos lá e você não tem nada com que se preocupar.

Você encontrará a empresa que deseja lhe dar essa primeira oportunidade e temos certeza de que, se você seguir essas dicas, será muito fácil.

Este artigo pode ser muito útil para você que está em busca de uma oportunidade.

Preste atenção ao que vamos lhe dizer e aprofunde-se nos aspectos que você acha que menos abordou.

1. Onde Procurar?

Parece simples, mas nada está mais longe da realidade. Hoje são apresentadas a uma infinidade de opções, desde portais de emprego a agencias de empregos.

No entanto, dependendo do nosso perfil e do que procuramos, uma opção pode ser mais adequada que outra e pode nos poupar muito tempo.

Mas por outro lado, a probabilidade de encontrar um emprego sem experiência será maior se você procurar nas grandes cidades. Trabalhar nas grandes capitais sem experiência será sempre mais fácil do que em cidades pequenas. Então, procure nas grandes cidades.

2. Reserve um tempo para criar um bom currículo

Certamente, seu currículo será a primeira coisa que seu potencial futuro empregador verá sobre você.

É por isso que você deve dedicar tempo a ele e, uma vez terminado, você deve sentir que ele o representa perfeitamente e que inclui tudo o que você considera relevante sobre você para o cargo: estudos, cursos, atividades extracurriculares…

Se esta é a primeira vez que faz o seu currículo, recomendamos que procure um modelo gratuito online.

Existem muitas opções diferentes, novamente, escolha aquela que você acha que melhor representa você.

Existem mil e uma teorias sobre como escrever um bom CV, mas pela nossa experiência, queremos que saiba que não existe uma verdade absoluta e que cada recrutador é diferente.

Como você não conhece a pessoa que vai lê-lo ou quais são suas preferências, basta escrever um currículo com o qual você se sinta confortável.

3. Impressione-os com sua carta de motivação

É cada vez mais comum as empresas exigirem que o pedido de emprego seja acompanhado de uma carta de motivação.

Não entre em pânico! Se você entende bem o que é uma carta de Apresentação, não terá problemas para escrever uma (ou várias, pois terá que personalizá-la de acordo com o cargo e a empresa à qual se candidata).

Para começar, o ideal é ter um rascunho de Carta de Apresentação que você possa adaptar de acordo com as qualidades e habilidades que a empresa procura, sua experiência de trabalho relacionada ao cargo e a motivação que você tem para cada trabalho.

Além disso, você deve ajustar seu estilo de escrita dependendo do grau de formalidade que o trabalho exige.

Há alguns pontos que não podem faltar na sua carta de apresentação: experiência profissional relevante, conquistas recentes, habilidades relacionadas ao cargo e, por último, atividades extracurriculares (um serviço voluntário, por exemplo).

4. Trabalhe sua rede de contatos

Uma boa maneira de conseguir um emprego é ser recomendado por alguém ou conhecer um amigo de um amigo. Para que isso aconteça, você precisa fazer networking e alimentá-lo , tanto online quanto offline.

Certifique-se de que as pessoas saibam que você está construindo uma carreira específica e prepare-se atualizando seu currículo.