O porcelanato é um revestimento cerâmico mais reforçado e esteticamente agradável que os azulejos comuns, por isso é mais caro. Optar por este material para a sua casa garante um visual sofisticado, facilidade de limpeza e durabilidade. No entanto, o porcelanato risca com certa facilidade, exigindo cuidados específicos. Se já aconteceu com você, veja como tirar risco de porcelanato de forma eficaz.
A beleza do porcelanato está no seu brilho e nas peças grandes, que destacam o piso nos ambientes. Qualquer risco, por menor que seja, fica visível. Para manter seu porcelanato sempre bonito, confira essas soluções:
Alguns riscos no porcelanato parecem com marcas de grafite, sem relevo. Para esses casos, a mistura de água morna com CIF cremoso é eficaz. Aplique a solução sobre o risco e deixe agir por meia hora. O saponáceo pode ser aplicado puro também, mas misturar com água é mais seguro para o revestimento.
O creme dental é uma dica caseira eficiente para diversos tipos de limpeza, incluindo tirar riscos de porcelanato. Aplique um pouco de pasta de dente diretamente sobre o risco e esfregue com um pano seco, usando força para aquecer a área. Pode ser trabalhoso dependendo da profundidade do risco, mas é eficaz.
Se tiver cera automotiva em casa, use-a para polir e tirar riscos de porcelanato. Após limpar o piso com um pano úmido e secar, aplique a cera em um pano seco e esfregue sobre o risco até desaparecer. Evite materiais abrasivos para não danificar o revestimento.
Para riscos mais profundos ou causados por metal, uma leve nivelada com lixa d’água pode ser necessária. Primeiro, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para remover detritos. Dobre a lixa para caber na palma da mão, umedeça-a com água e esfregue sobre o risco, controlando a força. Pode levar cerca de 15 segundos de esfregação. Finalize limpando com uma esponja macia e um pano seco.
Manter o porcelanato sem riscos requer atenção e cuidados simples. Seguindo essas dicas, você garante que o seu piso continue bonito e brilhante por muito tempo.