Tecnologia

3 tipos de códigos QR que você nunca deve digitalizar

Publicado por
Yanara Cardeal

Uma das principais orientações para que eles não infectem seu celular, roubem seus dados, dinheiro ou prejudiquem você de alguma forma por meio de códigos QR é não escanear determinados códigos que podem colocá-lo em perigo.

Estes são todos aqueles em que você encontrará links suspeitos, com erros ortográficos, que não oferecem nenhuma informação ou que vêm de fontes desconhecidas. Onde o QR vai é a chave, embora você só saiba disso depois de digitalizá-lo.

Por isso, aconselhamos que você tenha um leitor de código QR que informe o link ou arquivo para o qual ele o direcionará antes de fazê-lo, para que você possa verificar onde ele o leva e, assim, entrar apenas se for totalmente confiável, ou, caso contrário, recorra ao Google Lens para saber mais sobre ele antes de digitalizá-lo.

Embora tudo se resuma ao fato de que você não deve escanear códigos QR que o levem a lugares que possam colocá-lo em perigo, daremos algumas idéias para que você saiba mais especificamente quais você não deve escanear em nenhum caso.

3 tipos de códigos QR que você nunca deve digitalizar

Os códigos QR que oferecem coisas grátis

Se você vir cartazes na rua que oferecem coisas grátis, rifas, pechinchas ou qualquer outra coisa que possa ser atraente para você, pode ser uma farsa em muitos casos. A mesma polícia recomendou há algum tempo não ler QR de cartazes publicitários que oferecem descontos suculentos, ofertas, rifas ou brindes. Se forem de uma empresa, melhor abordá-la para informar sobre possíveis promoções.

O mesmo pode ser aplicado ao QR em páginas da Internet ou qualquer outro meio que lhe ofereça coisas grátis ou busque chamar sua atenção de forma excessiva. Não confie.

Os oferecidos por estranhos

Pode parecer difícil de acreditar, mas esse é um engano muito mais frequente do que você imagina. Tem gente que oferece o próprio QR code para um estabelecimento comercial com a desculpa de que é assim que vai aceitar o pagamento, quando na verdade está emitindo, como é o caso, por exemplo, do famoso golpe do Bizum reverso.

Portanto, se alguém se oferecer para pagar a compra de um produto em segunda mão por meio de QR ou disser para você digitalizar um QR sob qualquer pretexto, não faça isso. Peça para ele te pagar em mãos, por PayPal ou o que você preferir, mas é melhor perder uma possível venda do que ser enganado.

O QR de origem duvidosa

Qualquer QR que você encontrar em qualquer site de origem duvidosa pode ser um perigo para você, então, como já dissemos, apenas escaneie QR de sites confiáveis ​​e sempre verifique o link para o qual ele leva ou para o que nos leva, antes de qualquer coisa senão.

Códigos que chegam até você por e-mail, você pode ver em sites não confiáveis , eles oferecem algo muito tentador, etc. É muito importante que você se previna porque, embora a tecnologia em si não seja muito perigosa, escanear um QR não confiável pode se tornar assim.