Os pagamentos do abono salarial PIS/Pasep já começaram. Sendo assim, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica seguem realizando depósitos para os seus respectivos clientes que possuem o direito de receber os benefícios.
Portanto, nesta quinta-feira (17/02), trabalhadores de novos grupos receberão seu dinheiro em conta. O valor máximo do abono salarial é de até um salário mínimo (R$ 1.212).
O PIS é liberado conforme o mês de nascimento do cidadão que trabalha em empresa privada. Já o o Pasep leva em consideração o número final da inscrição do servidor público.
A quantia a receber depende do número de meses trabalhados ao longo do ano-base, que neste caso é 2020, sendo 1/12 do salário mínimo por cada mês.
Levando em consideração que o abono salarial deste ano é referente ao ano-base 2020, para recebê-lo é necessário:
Quem é inscrito no PIS e nascidos nos meses de janeiro a junho e os trabalhadores dos municípios afetados pelas chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais podem consultar as informações pelo aplicativo Caixa Tem e pelo atendimento Caixa ao Cidadão (0800 726 0207).
No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consulta do saldo é na página Consulte Seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, nas capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, no interior).
O serviço de consulta também pode ser feito pelo link www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial, bem como pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho e Previdência, e pelo atendimento presencial nas unidades regionais da pasta.