Pintar o cabelo é um hábito que a maioria das mulheres tem, seja para seguir sempre as novas tendências e se dar uma nova imagem, seja pela necessidade de cobrir alguns cabelos brancos que estão começando a aparecer. No entanto, pode acontecer de você não saber como se orientar na gama de produtos de coloração capilar que o mercado nos oferece. Oferecemos-lhe uma alternativa saudável, na qual provavelmente não tinha pensado, que é particularmente útil para preservar a beleza natural do seu cabelo. Vamos ver como pintar o cabelo naturalmente.
Se o resultado que você está interessado em obter é um marrom delicado, você pode usar café simples ou chá preto. Prossiga preparando uma infusão de café bem concentrado ou chá preto, que depois deixará esfriar. Com um pincel, aplique o café ou a infusão preparada nos cabelos, prenda os cabelos com uma presilha e deixe agir por cerca de trinta minutos. Em seguida, lave e seque o cabelo. Se o efeito for muito suave, você poderá repetir a operação, talvez na próxima lavagem do cabelo. Se preferir uma cor mais escura, tendendo ao preto, pode fazer uma infusão com água fervente, cascas de nozes, casca de cereja e cravo. Deixe esfriar e proceda aplicando o preparado nos cabelos, como visto anteriormente.
Se quiser reflexos loiros ou dourados, a infusão de camomila ou gengibre e cúrcuma será de grande ajuda, devendo ser aplicada uma vez por semana durante pelo menos 4 semanas para obter resultados apreciáveis. Se gosta de reflexos vermelhos, então um chá de ervas preparado com água a ferver, cravo, roseira brava e páprica virá em seu auxílio. Também neste caso a operação deve ser repetida com mais frequência para obter resultados visíveis.
Já cobrir os cabelos brancos é bastante complexo e nem sempre se consegue bons resultados, mas vale tentar com nozes pretas, que liberam mais pigmentos coloridos nos cabelos. Se o seu cabelo é grisalho, uma infusão preparada com sálvia e alecrim pode ajudar. Caso contrário, se quiser resultados mais permanentes, de cobertura e visíveis, terá que comprar um corante natural, nomeadamente a hena, numa loja de ervas.
Lembre-se de que estas são apenas sugestões de remédios caseiros e é sempre importante consultar um profissional de saúde para orientações específicas sobre a saúde capilar.