3 golpes que roubam seu Cartão de Crédito sem você perceber
Ter um cartão de crédito ainda é uma prática comum, apesar das fórmulas de pagamento cada vez mais modernas para compras online e até mesmo o comércio de uma vida. O dinheiro ‘plástico’, como é comumente conhecido o cartão de crédito tradicional, não é, no entanto, isento de riscos.
Os tipos de fraudes na Internet mudam quase tão rápido quanto as novas tecnologias. Por isso, fique atento.
3 golpes que roubam seu Cartão de Crédito sem você perceber
1.Phishing
O phishing continua sendo uma das principais ameaças ao mundo cibernético e uma das formas mais utilizadas para roubar informações de cartão de crédito. Ocorre quando os cibercriminosos tentam se passar por uma pessoa, marca ou empresa confiável. O objetivo é enganar e persuadir a vítima. Na grande maioria dos casos, os golpes de phishing são realizados por e-mail e também no WhatsApp. Mas eles também podem ser feitos por telefone e SMS, e podem ser chamados de vishing e smishing nesses casos.
3. Site falso
A falsificação de sites é uma tática usada por criminosos, inclusive em golpes de phishing. Trata-se de criar um site falso que se assemelhe ao legítimo. Quase tudo é copiado: as cores, o logotipo, o menu e até o URL são quase idênticos. E como você acessa esse tipo de site? Geralmente clicando em links que chegam no WhatsApp, e-mail ou SMS. Então você acha que acabou de ganhar um desconto incrível, mas foi um golpe para sequestrar as informações do seu cartão.
6. Skimming
Skimmers são pequenos dispositivos usados para gravar e capturar as informações do seu cartão de crédito. Eles são instalados em diferentes tipos de leitores de cartão, como caixas eletrônicos.
Como denunciar um golpe na Internet?
Se você tiver suspeitas ou a confirmação de uma compra fraudulenta no seu cartão, deverá saná-la o mais rápido possível para minimizar o impacto do golpe na internet. O primeiro passo é se comunicar com o banco para bloquear o cartão, embora a maioria das instituições financeiras atualmente ofereça a opção de ‘desligar’ o cartão de crédito em caso de perda, roubo ou cópia de dados.
O habitual é que as entidades financeiras respondam, até certo limite, em muitas das fraudes na Internet, embora, caso não o façam, existam outras formas de reclamar. Uma delas é o atendimento ao cliente e, se você não obtiver resposta ou não concordar com ela, poderá acionar a justiça.
Um advogado de sua confiança pode ajudá-lo a esgotar todas as formas existentes para recuperar os valores pelos quais você foi vítima de um golpe na internet.