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3 formas de consultar benefícios do INSS sem precisar sair de casa

Publicado por
Jerffeson Brandao

3 formas de consultar benefícios do INSS sem precisar sair de casa. Mesmo com os atendimentos e serviços voltando a normalidade, depois de passarmos por uma pandemia severa, existem algumas informações que podemos acessar sem precisar sair do local em que estamos.

Um exemplo disso, são as ferramentas criadas pelo INSS para facilitar a consulta de algum benefício do instituto.

Sendo assim, hoje trazemos três formas de consultar benefícios do INSS sem precisar ir na agência, ou muito menos sair de casa. Confira:

1. Por telefone

Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS e obter informações sobre eles é através da central de atendimento por telefone, no número 135.

Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes, e informe sobre qual benefício quer informações. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

2. Pelo site

O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.

No site, também é possível acessar outros serviços do INSS como agendamentos, solicitação de extratos e consulta do número do benefício.

3. Pelo aplicativo

A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

Posso solicitar benefícios do INSS pela internet?

O INSS ainda informa que é possível até mesmo dar entrada em um benefício de maneira online, ou seja, sem precisar ir na agência. Portanto, mais de 90 serviços podem ser requisitados diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja algumas opções:

  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão

Além disso, é possível enviar a documentação digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular pelas ferramentas. Após a solicitação, é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido.

Após a análise, o INSS vai dar um dos seguintes diagnósticos para o benefício solicitado:

  • Habilitado: quando o pedido ainda está em avaliação;
  • Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
  • Indeferido: quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.