À primeira vista, lavar o cabelo parece bastante fácil. Mas existem alguns erros que talvez você não tenha percebido que está cometendo e que podem causar desidratação ou quebra do cabelo.
Basicamente, seus problemas com o cabelo começam no chuveiro. As pessoas simplesmente não estão tratando o couro cabeludo corretamente. A limpeza excessiva faz com que o couro cabeludo entre em ação para produzir sebo suficiente para compensar o que foi removido. Daí porque os especialistas recomendam lavar duas vezes por semana.
Além de lavar o cabelo com muita frequência, leia os três maiores erros de lavagem de cabelo que todos cometemos.
É um erro lavar apenas as pontas do cabelo: a maioria das pessoas lava apenas uma parte do cabelo. As raízes tendem a ser as mais oleosas e o shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo e não nas pontas. As pontas costumam ser mais secas e lavá-las com shampoo vai deixá-las ainda mais desidratadas.
Quantas pessoas pulam o condicionador porque acham que vai deixar o cabelo pesado. Depois reclamam que o cabelo está seco, quebradiço e com frizz o tempo todo. Sempre que o cabelo está molhado, a cutícula incha e levanta, tornando-o vulnerável a danos. O condicionador trabalha para selá-lo para que cada fio fique protegido, então use-o sempre que lavar.
Especialistas afirmam que o condicionador vai para qualquer lugar do cabelo, exceto as raízes. Após a lavagem, o couro cabeludo reabastece seus óleos naturais, mas os óleos geralmente param por aí, deixando as pontas secas. O condicionador ajuda a manter as pontas do cabelo macias e hidratadas. Também serve para proteger o cabelo da quebra ao escová-lo.
Os profissionais recomendam que você aplique o condicionador primeiro nas pontas do cabelo e depois aplique no meio.
Parece um acéfalo, mas se você não enxaguar completamente o cabelo após a lavagem, seu cabelo sofrerá as consequências. Qual o problema de não enxaguar bem? O produto vai começar a entupir os poros e isso pode levar a tudo, desde fios oleosos até queda de cabelo.
Ressalta-se que é preferível enxaguar com água fria, pois a água muito quente resseca o cabelo e a pele, além de abrir a cutícula do cabelo, permitindo que proteínas, hidratantes naturais e moléculas de cor escapem, fazendo com que o cabelo perca força e a cor desbota.
Além disso, quando as cutículas do cabelo são abertas, o cabelo tende a ficar crespo. A água fria mantém a cutícula do cabelo selada para que o fios fiquem sob controle e a cor permaneça.
Se você deseja reter a umidade para cabelos macios e sem frizz, tente enxaguar com água morna ou fria após a lavagem para fechar a cutícula. Veja mais informações exclusivas sobre cabelos!