Vida Saudável

3 dicas para ficar em forma no Natal e 3 erros a evitar

Publicado por
Jerffeson Brandao

3 dicas para ficar em forma no Natal e 3 erros a evitar

Jantares, refeições, convívios familiares e com amigos que duram todo o dia. O Natal é tempo de confraternização e à volta destes eventos a comida abunda por todo o lado. Quem não gosta de ter um doce de Natal ou uma bebida para brindar os bons votos? Mas é claro que os excessos cobram seu preço na forma de quilos extras e, para evitá-los, damos a você estas recomendações para que a balança não suba durante as férias.

Foto: Freepik

Estes são os 3 erros que deve evitar se não quiser ganhar quilos no Natal

Ainda faltam várias semanas para os grandes dias de festa começarem e, até lá, podes tomar todas estas medidas para que no final das festividades ainda possas vestir as tuas calças preferidas ou aquele vestido fantástico de que tanto gostas. E sem fazer grandes sacrifícios, pois você também tem que aproveitar.

Erro 1: Um erro que você deve evitar no Natal: exagerar no álcool e nos doces

Sabemos que são tentadores, mas se você quer se manter magro e com boa saúde, deve controlar a ingestão desses dois grupos de alimentos. No caso do álcool, porque significa ingerir as chamadas ‘calorias vazias’, que não fornecem nutrientes ao organismo. Além disso, assim como os doces, contêm alto teor de açúcar em sua composição, por isso serão transformados e armazenados em nosso corpo na forma de gordura.

Erro 2: Um erro para manter a linha no Natal é interromper a atividade física imediatamente

É verdade que há muitos compromissos nestas datas. A agenda é fumegante, mas isso não significa que você não aproveite o tempo livre para queimar o excesso de calorias. Além da atividade física , existem outras tarefas diárias que não devemos subestimar. Eles são chamados gasto calórico que não vem do exercício. Então, aproveite para subir as escadas ao invés de pegar o elevador ou ir caminhando até o escritório ou para aquela reunião familiar .

Erro 3: Não medir as quantidades que comemos, outro erro para manter o peso no Natal

Não se trata de tirar a balança , mas sim de ter consciência do que estamos comendo. Quando mastigamos com calma e focados no que estamos fazendo, nosso cérebro envia o sinal de saciedade para o estômago mais cedo, assim vamos parar de comer logo. Portanto, antes de comer compulsivamente, escolha pequenas quantidades de cada mistura para experimentar de tudo. Assim não terá a sensação de falta de ar no final do jantar ou da ceia de Natal.

As 3 dicas para manter o peso no Natal

Dica 1. Continue se exercitando durante as férias para não ganhar peso

Se é frequentador assíduo do seu clube de corrida, da sua aula de ioga ou da academia, manter a sua atividade física durante o Natal não deve custar-lhe. Os especialistas recomendam que pelo menos 30 minutos de exercício moderado sejam feitos por pelo menos cinco dias por semana.

Dica 2: Priorize alimentos saudáveis, uma dica para manter o peso no Natal

Nem tudo tem que ser gordura e açúcar no Natal. Nestas datas é possível optar por alimentos mais saudáveis, como o caldo de legumes e galinha ou guarnições como a couve roxa com maçã.

Dica 3: Compense com uma alimentação saudável os dias de não festa para um peso equilibrado no Natal

O fato de o Natal começar não significa que você deva jogar fora o resto dos dias do período natalino. Se você já internalizou sua rotina de dieta saudável, tente compensar a compulsão em datas importantes com alimentos saudáveis ​​e com baixo teor de gordura. Priorize vegetais e frutas e opte por carnes brancas magras. E não se esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia para se manter bem hidratado .