Pele

3 dicas de tratamentos naturais para estrias

Publicado por
Evelin Leone

As marcas deixadas na pele pela ruptura das fibras menos elásticas após uma mudança brusca de peso são uma das preocupações estéticas mais frequentes.

Quando a pele é esticada, as fibras com menos elasticidade se rompem e, quando cicatrizadas, deixam marcas na forma de finas linhas brancas conhecidas como estrias.

Essas marcas são mais frequentes com o avançar da idade, principalmente devido à diminuição da síntese de colágeno, substância essencial para a formação do tecido conjuntivo. Com a falta de colágeno, a elasticidade diminui e assim aumenta o risco de ruptura das fibras elásticas.

Eles são muito comuns quando há uma rápida mudança de peso, por isso geralmente aparecem durante a gravidez: um momento vital em que é mais importante do que o habitual usar suplementos naturais seguros para o corpo.

As estrias recentes são de cor arroxeada, mas eventualmente tornam-se esbranquiçadas e, quando o peso é normal e a pele está em boas condições, são quase imperceptíveis.

A seguir, propomos três opções cosméticas naturais que podem ajudá-lo tanto a preveni-las quanto a atenuá-las depois de aparecerem, sempre tendo em mente que será mais fácil prevenir seu aparecimento do que reduzir as marcas que deixam quando a fibra se rompe.

Suplementos de silício organico: melhor cicatrização e elasticidade dos tecidos

O silício é necessário para a formação da enzima prolilhidroxilase – que está envolvida na formação do colágeno – e atua como catalisador na união entre as diversas moléculas que compõem o tecido conjuntivo: colágeno, elastina e mucopolissacarídeos.

Um fornecimento adequado deste mineral aumenta a elasticidade e resistência dos ossos, fortalece a pele e o cabelo, favorece a flexibilidade das articulações e das paredes dos vasos sanguíneos e estimula a eliminação de resíduos metabólicos.
Também está envolvido na formação de novas células, hidrata a pele e as membranas mucosas e desempenha um papel importante na nutrição e cicatrização dos tecidos.

O silício –sempre na forma orgânica– pode ser ingerido como suplemento alimentar em cápsulas, gel ou líquido (3 colheres diárias de 10 ml).

Também pode ser aplicado externamente em estrias: uma pequena quantidade de gel é colocada na área afetada, espalhada e deixada penetrar sem massagear.

Cataplasmas de argila para estrias: a cor importa?

Os cataplasmas de argila estão se tornando cada vez mais populares e podem ser encontrados em diferentes variedades: argila vermelha, verde, azul, amarela, cinza, branca ou marrom. A cor depende principalmente da quantidade dos vários óxidos de ferro e outros minerais que contém.

A branca é a mais pura, mas o que confere virtudes medicinais à argila são os seus diferentes minerais, razão pela qual as vermelhas ou verdes são mais populares.

Óleo de amêndoa: o óleo vegetal anti-estrias mais popular.

Tanto os óleos essenciais como os vegetais ajudam a tratar a pele de forma a prevenir e reparar a quebra das fibras que dá origem às estrias.

Entre todos os disponíveis, o óleo de amêndoa, que se destaca pelo seu teor de vitaminas A, D e E, é um dos mais eficazes na prevenção de estrias, pois previne o ressecamento e confere elasticidade à pele.

É ideal para aliviar possíveis irritações e coceiras nas peles mais frágeis, como as das crianças, tornando-se um produto ideal desde a gravidez até a primeira infância, recomendado para massagens de bebês.