Todos nós temos uma fruta preferida e adoramos comê-la. Infelizmente, na maioria das vezes, as cascas acabam no lixo e suas propriedades são desperdiçadas. Não as jogue fora!
Neste artigo, você encontrará algumas maneiras eficazes de reutilizá-las. Como há uma grande variedade de frutas, desta vez vamos nos concentrar nos cítricos, em particular as cascas de limão e laranja.
2 truques altamente eficazes de limão e casca de laranja que você talvez não conheça
#1. Como usar cascas de limão
As cascas de limão podem ser úteis para fazer um inseticida caseiro. Também pode ajudar a evitar que o lixo cheire mal, pois é um ótimo removedor de odores. É muito simples, pois você só precisará da casca de dois limões e um pouco de detergente. Veja abaixo como fazer:
- Rale a parte colorida da casca do limão e leve para ferver por alguns minutos.
- Espere a solução esfriar.
- Adicione a água com a casca em um recipiente (use um coador para separar o líquido). Depois de fazer isso, deixe descansar por um dia.
- Após o tempo de espera, coloque a água em um borrifador, juntamente com cerca de duas gotas de detergente.
- Agite bem e pulverize em suas plantas contra pragas ou em sua lixeira para tirar mal odores.
Para que serve: Este truque serve como um remédio eficaz para manter diferentes pragas longe de suas plantas. Você pode aplicá-lo 2-3 vezes por semana para manter os insetos e outras pragas fora de seu jardim. Procure iniciar a aplicação de forma moderada para evitar reações adversas nas plantas.
#2. Como usar cascas de laranja
Preparar um repelente de pragas com a casca de laranja é muito mais fácil, pois, ao contrário do limão, não é necessário ralar, mas você pode colocá-la inteira. Em essência, é quase o mesmo truque que vimos no truque anterior, só que, por ser um cítrico menos intenso, precisamos preparar uma quantidade maior. Siga os passos abaixo:
- Escolha as cascas de cerca de quatro laranjas, separe um litro e meio de água e um borrifador.
- Agora você deve cortar as cascas de laranja em pequenos quadrados e adicioná-las a uma panela com água.
- Leve a panela ao fogo até ferver, assim que perceber, deixe esquentar por mais 15 minutos.
- Passado o tempo, o próximo passo será desligar a panela e esperar que o conteúdo esfrie para coar a infusão e guardar apenas o líquido.
- Adicione a mesma quantidade de água que resultou da infusão. Ou seja, se sobrar um litro de água depois de coar, deve-se acrescentar mais um litro.
- Agora ela estará pronta para incorporar ao pulverizador e regar suas plantas sempre que precisar.
Importante
Assim como o limão, é recomendável não abusar desta solução e usá-la com moderação, pois em excesso pode afetar suas plantas.