14º salário de aposentados e pensionistas não foi pago em 2022; por quê? Leia este post até o final e descubra a verdade sobre este assunto!
Milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardaram o pagamento do 14º salário do INSS em 2022, mas ele não veio.
O pagamento adicional foi esperançado por diversas pessoas por conta de uma enxurrada de notícias sobre a possibilidade. Por isso, a possibilidade de receber um salário a mais neste ano volta a pairar na mente dos beneficiários.
O que acontece é que ainda no ano de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o Congresso Nacional sugeriu o pagamento do 14º salário para os aposentados e pensionistas do INSS. A medida visava garantir maior segurança financeira para as pessoas naquele momento de fragilidade econômica.
Contudo, o Projeto de Lei 4367/20 percorreu um longo caminho até junho do ano passado, quando precisava apenas da aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dentro da Câmara dos Deputados.
Veja também: Bolsa Família: Caixa suspende empréstimo para beneficiários
No entanto, mesmo diante do pouco esforço que faltava, o presidente da Casa, Arthur Lira decidiu retirar o Projeto de Lei da pauta inteira e o submeteu para apreciação junto a uma comissão especial.
Com isso, o trâmite legal se estende até hoje e não encontrou nenhum desfecho satisfatório para os aposentados e pensionistas que desejam o recebimento do 14º salário emergencial do INSS.
Primeiramente, entenda que depois de ser aprovado pela Câmara, o texto que institui a criação do 14º salário emergencial do INSS ainda precisaria seguir para o Plenário do Senado. Vale destacar que boa parte do Poder Legislativo nacional foi renovado durante as últimas eleições.
Sendo assim, de acordo com as principais analises de especialistas, as chances de aprovação da medida se vê cada dia mais reduzida. Muito embora ela continue dentro do Congresso para apreciação.
É preciso lembrar que a criação do 14º salário do INSS estava relacionada aos desdobramentos e consequências econômicas da pandemia, as quais já não existem mais atualmente. Inclusive, a criação do pagamento seria de caráter emergencial, com fim previsto, o qual já teria perdido sua validade neste momento.
Veja também: QUEM recebia o Auxílio Brasil receberá o Bolsa Família em janeiro? Entenda
Por fim, é preciso salientar que diversas notícias fake sobre o assunto foram compartilhadas nas redes sociais.
Os textos e publicações dizem que o desejado 14º salário do INSS foi aprovado ainda no final de 2022, mas isso é mentira. Não existe nenhum fato concreto sobre o assunto que possa garantir um possível pagamento neste momento.