13º do INSS é antecipado para abril: veja novo calendário
Uma boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). O governo federal deve anunciar nesta quinta-feira (17/03) um pacote econômico e nele, inclui a antecipação do décimo terceiro 13º salário destinados aos segurados de todos o país.
Considerando todos os 36 milhões de benefícios (inclusive os assistenciais e as antecipações) a folha de pagamento do INSS injetará na economia R$ 55 bilhões. No caso do 13º os recursos já haviam sido previstos no Orçamento da União.
O anúncio será feito no Congresso Nacional. O pacote será batizado de Programa de Renda e Oportunidade, preparado pelo ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, e deve injetar R$ 165 bilhões na economia.
Por lei, tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Na hipótese de cessação programada do benefício, prevista antes de 31 de dezembro de 2022, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário.
O pagamento do décimo terceiro de aposentados pensionistas do INSS deve ocorrer entre abril e junho deste ano. Veja abaixo o provável calendário
Provável datas de pagamento da 1ª parcela para quem ganha até um salário mínimo
Provável datas de pagamento da 1ª parcela para quem ganha mais de um salário
Provável datas de pagamento da 2ª parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Provável datas de pagamento da 2ª parcela para quem ganha mais de um salário:
*Esse é apenas uma provável data com base no ano passo.
Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.