Vida Saudável: 13 coisas que acontecem com você quando começa a consumir gengibre todos os dias. O gengibre é uma planta que foi originalmente encontrada na China, mas agora se espalhou pelo mundo. A raiz da planta é comumente usada como tempero. A maioria pode associar o gengibre a doces, como uma bebida gelada de gengibre, biscoitos de gengibre ou pão de gengibre.
Em muitos países, também é usado para fins medicinais. Durante séculos, muitas pessoas puderam desfrutar dos benefícios para a saúde proporcionados por esta planta. Aqui estão alguns dos efeitos que o Gengibre tem no corpo humano:
A partir de pesquisas, médicos do UMCCC (Universidade de Michigan Comprehensive Cancer Center) descobriram que o gengibre pode matar células de câncer de ovário. Sua taxa de matar células cancerígenas é maior e mais segura em comparação com os medicamentos quimioterápicos à base de platina que geralmente são prescritos para pacientes com câncer de ovário. Os relatórios também sugerem que as pessoas que ingerem rizomas de gengibre têm níveis mais baixos de cólon e inflamação intestinal, reduzindo assim o risco de câncer de cólon.
O gengibre possui um composto conhecido como gingerol, o que o torna uma ferramenta eficaz no combate às condições de saúde relacionadas à inflamação celular. Pesquisas realizadas em pacientes que sofrem de artrite e dores musculares mostraram resultados significativos no alívio da dor e inflamação muscular. O gengibre também pode ser altamente benéfico para pacientes que sofrem de doenças causadas por inflamação celular, como obesidade, diabetes e doença de Alzheimer.
A revista médica Molecular Research and Food Nutrition apresentou um estudo de caso no qual os pesquisadores compararam certos compostos do gengibre com os de medicamentos bloqueadores de ácido e concluíram que os compostos do gengibre funcionaram seis vezes melhor do que o gengibre. A droga bloqueadora de ácido destruiria a barreira ácida do estômago, aumentando o risco de úlceras ou mesmo câncer de estômago.
É altamente recomendável que as mulheres grávidas consultem seu médico antes de usar qualquer erva ou medicamento. Algumas mulheres relataram que o gengibre ajuda a reduzir náuseas e vômitos . A dose é geralmente prescrita em comprimidos de 200 mg a cada quatro horas.
Por muito tempo, esta tem sido a cura caseira mais famosa para tosse e dor de garganta. Ferver água com fatias de gengibre, adicionar limão e mel tem sido usado para aliviar dores de garganta enquanto alivia a congestão nasal.
O gengibre também é uma das ervas usadas para acalmar o intestino. Para lidar com uma dor de estômago, as fatias de gengibre devem ser fervidas por alguns minutos e adoçadas apenas com mel. Para flatulência, os médicos geralmente prescrevem doses de 250 a 500 mg até três vezes ao dia.
Misturar gengibre com pimenta caiena e hortelã lhe dará uma bebida perfeita para aliviar uma enxaqueca. Adicione uma pitada de pimenta caiena e uma colher de chá de hortelã seca à água fervente, adicione fatias de gengibre e deixe ferver para tornar a bebida mais potente. Recomenda-se que seja adoçado apenas com mel ou Stevia. Um método mais tradicional seria usar meia colher de chá de gengibre em pó e uma pequena quantidade de água para fazer uma pasta e depois aplicá-la na testa.
Devido às suas propriedades analgésicas, o gengibre tem sido usado para dores de dente por gerações. Ao esfregar gengibre cru nas gengivas, muitos pacientes sentem alívio imediato da dor, ou a água pode ser fervida, deixada esfriar e usada como enxaguatório bucal.
Coloque aproximadamente 50 gramas de rizomas de gengibre ralado em um pano e esprema o suco em uma tigela contendo quatro ou cinco litros de água quente e aplique na área. Este método fornece uma compressa de gengibre para dissolver a matéria tóxica acumulada.
Muito Importante: É aconselhável consultar um médico antes de começar a usar o gengibre. Caso o seu médico não encontre nenhuma contraindicação para o seu caso, vale a pena o consumo do gengibre. Mas teste a tolerância progressivamente com o auxílio do seu médico.