Pode ser o maior aliado do ser humano, proporcionando as melhores soluções no momento certo, desde que aprendamos a utilizá-lo da forma mais adequada.
Na realidade, o cérebro não precisa apenas de dados e conhecimentos para aprender a ser saudável, mas também da felicidade do ser humano.
O cérebro funciona para o ser humano, analisa tudo e produz estímulos e sensações adaptadas às novas circunstâncias. É fundamental proporcionar novos estímulos ao cérebro, novas sensações, novos lugares, novos amigos, um novo livro ou uma música para aprender.
É assim que ele funciona melhor, porque é exatamente isso que ele faz de melhor.
Aqui estão as ações que você precisa realizar para fortalecer as faculdades cognitivas do cérebro:
A natureza, como sempre, oferece um amplo suporte para todos os problemas da vida humana. Para ajudar o cérebro a funcionar corretamente e fornecer-lhe os nutrientes adequados à sua saúde, existem substâncias fáceis de encontrar. O alecrim, por exemplo, com seu aroma liberado pelas folhas, ajuda a melhorar as funções cognitivas.
Há também frutas vermelhas, como framboesas, amoras, mirtilos e uvas, que contêm resveratrol na casca, uma substância útil para fortalecer o cérebro e melhorar a memória.
Por último, existem ervas medicinais específicas, disponíveis em fitoterapeutas ou lojas especializadas, que podem ser muito úteis para ajudar o funcionamento do cérebro e prevenir a sua deterioração.
Entre os mais conhecidos, encontramos o ginseng, a rosa rhodiola, a centella asiática e o ginkgo biloba. No vasto mundo da natureza, existem muitas outras plantas das quais pouco se fala, mas que possuem características úteis para promover o bom funcionamento do cérebro.
Aqui estão elas: brahmi, tulsi, uperzina A, bacopa monnieri, ashwagandha e cálamo aromático.