10 remédios caseiros simples para combater as acnes

Podem ser uma alternativa ou um complemento aos tratamentos cosméticos tradicionais

Os remédios caseiros para combater as acnes podem ser uma alternativa ou um complemento aos tratamentos cosméticos tradicionais. Existe uma grande variedade de remédios caseiros para combater as acnes, que combinam ingredientes que podemos ter em casa.

Aloe vera, mel, hortelã, bicarbonato de sódio, dietas com baixo teor de gordura e até exercícios estão entre as muitas alternativas. Da mesma forma, os remédios caseiros para combater a acne têm a vantagem de serem mais baratos e fáceis de aplicar, em comparação com os tratamentos clínicos tradicionais.

Lembre-se que deve sempre mediar com uma consulta médica. Casos graves de acne só podem ser tratados com certas combinações de medicamentos. Em qualquer caso, o especialista pode autorizar o uso de alguns desses suplementos.

Conheça os remédios caseiros para combater as acnes

Estima-se que a acne afete até 85% dos jovens entre 12 e 25 anos. É, portanto, considerada a condição dermatológica mais comum em todo o mundo. Nem sempre é fácil de tratar, e o uso de remédios caseiros para combater a acne pode te ajudar no processo. Deixamos você com uma ampla seleção dos mais populares.

1. Aloe vera

A planta aloe vera é amplamente utilizada na indústria de cosméticos. O gel obtido da polpa de suas folhas costuma ser adicionado a cremes e loções para a pele, além de sabonetes, xampus e outros produtos de higiene pessoal.

Grandes benefícios são atribuídos a ela no tratamento de várias doenças da pele. Também é usado em combinação com outras substâncias, como a tretinoína, mostrando-se eficaz na acne vulgar leve ou moderada, segundo estudos realizados a esse respeito.

Para aplicá-lo, pega-se uma folha de aloe vera, raspa-se a casca da folha e usa-se o cristal (gel) para colocá-lo diretamente na área afetada. É muito importante que a pele esteja limpa.

2. Mel

Entre os vários benefícios do mel, vale destacar que ele possui propriedades antissépticas e antibacterianas, motivo pelo qual os pesquisadores o consideram adequado para o tratamento de problemas de pele. E como as bactérias são o principal fator que agrava as erupções e espinhas, não é surpresa que o mel esteja entre os remédios naturais para combater a acne.

Você pode usá-lo de várias maneiras: Faça uma preparação com duas colheres de sopa de mel e uma colher de chá de suco de limão e espalhe sobre a área afetada, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, lave com água morna.

Você também pode aplicar o mel sozinho, diretamente nos grãos. Nesse caso, deixe agir por 30 minutos e depois lave o rosto.

3. Limão

E já que mencionamos o limão, este também é um dos remédios caseiros para combater a acne. Segundo pesquisas, o óleo de limão pode ser usado como agente natural para problemas de pele, devido à sua atividade antioxidante e antimicrobiana. Você deve cortar um limão ao meio. Em seguida, esfregue-o na área afetada ou aperte-o, deixando cair algumas gotas.

O suco também pode ser colocado em um algodão, que é passado sobre a pele. Deixe agir por 10 minutos e lave com água morna. É importante evitar gotas de suco nos olhos e se expor ao sol (para não manchar a pele).

4. Bicarbonato de sódio

Existem várias propriedades e usos desta substância. Fala-se até dos benefícios do bicarbonato de sódio no exercício. Considera-se ter propriedades antissépticas e anti-inflamatórias.

Em particular, pode ajudar a combater espinhas e cravos, usando-o como cataplasma. Embora sua eficácia não tenha sido comprovada para este contexto específico, estudos têm apoiado seu uso para distúrbios como a psoríase.

Recomenda-se tomar uma colher grande (10 gramas) de bicarbonato de sódio e misturá-lo com água suficiente para obter uma mistura homogênea e pastosa. Isso deve ser aplicado nas partes afetadas com acne e deixado por 10 minutos. Em seguida, é retirado e a pele é bem lavada, com sabão neutro e água fria.

5. Canela

Estudos descobriram que a canela pode ser capaz de inibir o crescimento de cepas associadas ao desenvolvimento da acne: Propionibacterium acnes, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus.

A canela pode ser usada sozinha ou combinada com o mel, na proporção de duas colheres de sopa de mel para uma colher de chá de canela. Juntos formam uma pasta, que é aplicada no rosto por 10 a 15 minutos.

6. Chá verde

O chá verde é uma infusão rica em polifenóis que você também pode usar como remédio caseiro para combater a acne. Seu principal antioxidante é considerado um fator importante na redução do sebo e na inibição do Propionibacterium acnes.

Existem cremes e loções que contém chá verde, mas também é fácil de fazer em casa. Só o chá fica na água fervida, como uma infusão comum. É aplicado na pele com algodão ou spray.

7. Óleo de malaleuca

Este é um dos chamados óleos essenciais que é extraído da Melaleuca alternifolia, muito bom para pele. Pois, possui propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, razão pela qual o óleo da árvore do chá pode ser usado no tratamento da acne.

Aplica-se diretamente, embora seja necessário diluir: uma parte de óleo para nove de água. Mas, existe também a opção de aplicar em uma bola de algodão e colocar na área afetada.

8. Suplementos de zinc

Quanto ao papel deste mineral, vários estudos foram realizados. Nesse sentido, considera-se que pessoas com acne tendem a apresentar níveis relativamente baixos da substância, portanto, tomar suplementos de zinco (10 miligramas) pode ajudar a reduzir o problema.

9. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã contém ácidos orgânicos, que ajudam a combater diversos tipos de bactérias; mesmo aqueles relacionados à acne. No entanto, deve ser usado com cautela e diluído, pois pode ser irritante. Assim, é deixado apenas por cerca de 15 segundos na pele e lavado com bastante água.

10. Água de Hamamelis

Hamamelis virginiana (também chamada de castanha-de-bruxa) é uma espécie típica da América do Norte. Então, considera-se que contém taninos com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.

Um tópico é processado a partir de suas cascas e folhas, usado como produto natural ou como base em cosméticos. É creditado com benefícios para o tratamento de doenças da pele, desde caspa até eczema. Assim, um trabalho publicado na Antioxidants em 2022 endossou suas propriedades a favor da acne.