10 Plantas para melhorar a circulação e prevenir doenças cardiovasculares. Aprenda a tratar doenças comuns dos vasos sanguíneos com dicas caseiras à base de plantas.
As doenças cardiovasculares são consequência, principalmente, da falta de exercícios, obesidade, dietas ricas em gorduras saturadas, tabaco e alto nível de estresse.
Seguir uma dieta saudável e equilibrada e praticar exercícios frequentemente ajudam, mas também as dicas naturais à base de plantas, que reduzem os níveis de colesterol, aliviam o estresse e previnem essas doenças.
A infusão de urtiga é um excelente suplemento de ferro no tratamento da anemia. Se combinado com espinheiro e erva-cidreira, ajuda a regular a pressão alta e, se misturado com erva-mãe e coroa real, é um receita tradicional para varizes.
Eficaz estimulante circulatório e vasodilatador que também exerce uma ação anticolesterol. Você pode tomar gengibre em pó dissolvido em água quente, em tintura ou em cápsulas, para aliviar pés e mãos frios e contribuir para o tratamento da arteriosclerose.
Tradicionalmente usado como um restaurador para o coração e para a circulação, o espinheiro ajuda a regular a frequência cardíaca, a hipertensão e a tratar a diarreia e a digestão pesada. Para tirar o máximo proveito de suas propriedades pode ser tomado como infusão, decocção, tintura e suco.
Combinado com erva-cidreira e espinheiro em infusões ou tinturas, o milefólio reduz a hipertensão e trata a arteriosclerose. A maneira de usá-lo para melhorar a circulação é embebendo uma almofada de algodão em corante diluído ou infusão fria para parar sangramentos nasais.
As flores de tília com folhas pequenas ajudam a reduzir o estresse e a tensão associados à pressão alta, e também são usadas para fortalecer as artérias e aliviar dores de cabeça causadas pela pressão alta. Muitas vezes é combinado com espinheiro e tomado como uma infusão ou tintura.
Ajuda a prevenir o aumento do colesterol e tem uma ação anticoagulante benéfica para trombose e arteriosclerose. Também é usado para tratar resfriados, gripes e infecções respiratórias. Existem diferentes maneiras de ingeri-lo, em suco, cápsulas ou comer alho cru.
O alecrim é um tônico circulatório tradicionalmente usado para fortalecer o coração, reduzir as varizes e prevenir a arteriosclerose. Combine com erva-cidreira em infusão para evitar dores de cabeça derivadas da hipertensão.
Estimulante da circulação e vasodilatador periférico. Combine com espinheiro para tratar doenças arteriais. Combine com Yarrow para tratar varizes. Combine com gengibre para tratar extremidades frias, claudicação intermitente e frieiras.
Tônico chinês acredita-se ter uma vida muito longa. São um tônico para o sistema circulatório e o sangue, e aliviam tonturas, zumbidos no ouvido sem vir de nenhuma fonte externa.
Tendo em conta que é adstringente e anti-inflamatório, um dos remédios para melhorar a circulação sanguínea é mergulhar uma bola de algodão em hamamélis destilado com avelãs e aplicar localmente em febres, inflamações, varizes, hemorroidas e frieiras.
Atenção: As dicas que são passadas nesta matéria, não substituem, de nenhuma maneira, a opinião de um profissional da área de saúde. Antes de utilizar qualquer item mencionado acima procure orientação medica.