Assim como o vinagre branco, o bicarbonato de sódio é um dos grandes clássicos dos produtos de limpeza ecológicos multiuso. Usamos este pó branco para tudo: para desodorizar os maus cheiros, para desengordurar e esfregar a máquina de lavar roupas, para desincrustar as canos, limpar banheiro, entre outros usos.
Para dizer a verdade, usamos este produto de limpeza muito eficaz em toda a manutenção da casa e tendemos a esquecer que, como todos os utensílios domésticos, ele está sujeita a alguns cuidados importantes de uso.
Por exemplo, há uma série de coisas que você nunca deve limpar com bicarbonato de sódio. São objetos e materiais sobre os quais nunca deve ser utilizado sob o risco de danificá-los. O Informe Brasil listou alguns!
10 coisas que você nunca deve limpar com bicarbonato de sódio
1) Não limpe muito o cabelo com bicarbonato de sódio
Os usos do bicarbonato no cabelo são muitos: clareia o cabelo e combate a caspa. No entanto, não se deve abusar e espaçar seus usos. De fato, o xampu com bicarbonato pode deixar o cabelo seco, quebradiço e sem brilho a longo prazo.
2) Cuidado com o vidro!
Paradoxalmente, o bicarbonato de sódio é excelente para tratar pequenos arranhões em vidros, mas não serve para sua manutenção diária. Seu poder abrasivo suave pode realmente ajudar a apagar a aspereza de um arranhão. No entanto, aplicado ao resto do vidro, existe o risco de riscá-lo! Melhor usar vinagre branco ou água, em jornal ou pano de microfibra.
3) Tome precauções ao limpar alumínio com bicarbonato de sódio
Este produto de limpeza natural é excelente para limpar panelas e frigideiras muito sujas. Tudo que você precisa é de um pouco de água fervente e bicarbonato de sódio no fogo para soltar toda a gordura e sujeira. No entanto, é aconselhável enxaguar rapidamente o utensílio se o tiver encharcado. Isso ocorre porque o bicarbonato de sódio pode causar a oxidação do alumínio.
4) Se possível, não use bicarbonato de sódio para limpar o mármore
Este produto doméstico não danifica imediatamente o mármore ou o quartzo. Além disso, às vezes é recomendável limpar esses materiais que não gostam de produtos de limpeza ácidos (vinagre, suco de limão, etc.) ou alvejante. No entanto, a longo prazo, a camada protetora desses materiais pode ser removida pelo bicarbonato. Isso tornará o mármore mais poroso e suscetível a danos.
5) Tenha cuidado com seus móveis e pisos de madeira
Alguns produtos de acabamento ou revestimentos às vezes não suportam bicarbonato de sódio. Isso pode, de fato, danificar gradualmente a camada protetora da madeira, o que pode torná-los mais frágeis.
6) Pele
A pele do rosto não suporta o pH muito básico do bicarbonato onde é um pouco mais ácido. Longe de regulá-lo, o bicarbonato corre o risco de atacá-lo e enfraquecê-lo. A epiderme ficará então mais seca e danificada. E se às vezes pode ser usado em certos tratamentos faciais, mas é melhor espaçar seus usos e limitá-los ao máximo para o bem de sua pele.
Resumindo, não é um tratamento que deva ser usado diariamente. Como sempre dizemos: não é porque é natural que é sem risco e que você tem que fazer qualquer coisa!
7) Evite limpar utensílios e pratos de ouro com bicarbonato de sódio
O ouro não suporta o efeito abrasivo deste produto de limpeza. Isso, portanto, corre o risco de deixar arranhões e atacar o acabamento de seus talheres de ouro. Melhor abster-se!