10 coisas para NUNCA limpar com bicarbonato de sódio

Apesar de suas vantagens, existem algumas coisas que você nunca deve limpar com bicarbonato de sódio.

O bicarbonato de sódio é uma substância incrivelmente versátil, muito usada em inúmeras tarefas domésticas. É conhecido por suas habilidades de limpeza, desodorização, e até mesmo suas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, não é adequado para tudo. Apesar de suas vantagens, existem algumas coisas que você nunca deve limpar com bicarbonato de sódio.

10 coisas para nunca limpar com bicarbonato de sódio
10 coisas para nunca limpar com bicarbonato de sódio

10 coisas para nunca limpar com bicarbonato de sódio

1. Superfícies de mármore ou granito: Bicarbonato de sódio é um produto alcalino, o que significa que pode facilmente corroer as superfícies de mármore e granito. Isso pode levar a manchas e danos a longo prazo.

2. Alguns tipos de utensílios de cozinha: Utensílios de cozinha de alumínio, antiaderente, ou de ferro fundido podem ser danificados por bicarbonato de sódio. Ele pode desgastar o revestimento antiaderente e causar descoloração em alumínio.

3. Jóias de ouro e prata: A abrasividade do bicarbonato de sódio pode arranhar e desgastar a superfície desses metais preciosos, causando danos permanentes.

4. Porcelana delicada: As louças antigas ou delicadas, muitas vezes, têm um esmalte fino que pode ser danificado pela abrasividade do bicarbonato de sódio.

5. Certos tecidos: O bicarbonato de sódio pode causar descoloração em tecidos de cores escuras ou delicados. Antes de usá-lo em qualquer tipo de tecido, faça um teste numa pequena e discreta área.

6. Carros: A pintura do carro pode ser danificada pelo bicarbonato de sódio. Ao contrário de outros métodos de limpeza, o bicarbonato de sódio pode arranhar a superfície e danificar a pintura.

7. Eletrônicos: Esses aparelhos possuem componentes sensíveis que podem ser danificados por substâncias como o bicarbonato de sódio. É melhor limpar eletrônicos com produtos específicos para isso.

8. Cabelo: Alguns recomendam o bicarbonato de sódio para eliminar resíduos de produtos capilares. No entanto, isso pode acabar danificando seus fios ao longo do tempo, ressecando o couro cabeludo.

9. Pele sensível: Embora o bicarbonato de sódio seja utilizado em alguns esfoliantes caseiros, ele pode ser muito agressivo para a pele sensível, podendo causar irritação.

10. Plantas: O bicarbonato de sódio pode alterar o pH do solo, prejudicando a saúde de suas plantas.

Conclusão

O bicarbonato de sódio é, sem dúvida, uma ferramenta de limpeza útil, mas é importante lembrar que ele não é adequado para tudo. Antes de usar bicarbonato de sódio em qualquer superfície ou material, certifique-se de que é seguro para evitar danos indesejados.